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Mundial 2015: Por Dentro do Grupo A

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Assim que terminou o Sorteio de Grupos do Mundial, os jogadores e técnicos das equipes do Grupo A voltaram à realidade, agradecendo às rezas, simpatias e trevos de quatro folhas que fizeram com que eles caíssem nesse grupo.

Todos os quatro times, desde o primeiro “seed” americano CLG até a paiN Gaming, estão dando graças aos céus por estarem no grupo que, teoricamente, representa o caminho mais fácil até as Quartas de Final.

Sejam bem-vindos ao Grupo da Vida.

 

Equipes

 

Fé recompensada: Counter Logic Gaming

  • Topo: Darshan “ZionSpartan” Upadhyaha
  • Caçador: Jae-hyun “HuHi” Choi
  • Meio: Eugene “Pobelter” Park
  • Atirador: Yiliang “Doublelift” Peng
  • Suporte: Zaqueri “Aphromoog” Black

O problema da CLG não tem sido talento, mas como utilizar esse talento disponível efetivamente. Por dois anos, a CLG tem sido o azarão sob as locomotivas da Team SoloMid e da Cloud9, sempre começando bem mas sem conseguir cruzar a linha de chegada com qualquer resquício de força ou unidade.

Apesar de as contratações de ZionSpartan e Pobelter terem claramente ajudado o time, seu sucesso é devido ao novo elenco de suporte, que inclui um psicólogo esportivo. Corrigir os problemas não foi fácil, mas agora a CLG está mais feliz e forte que nunca.

Infelizmente, as esperanças da CLG para o Mundial sofreram um duro golpe. Devido a problemas de visto, Xmithie tem poucas chances de participar do Mundial, deixando a selva da CLG nas mãos do jogador reserva de rota do meio, HuHi. Relatórios iniciais indicam que a equipe ainda está indo bem nos treinos, mesmo com a mudança dramática, mas é difícil saber quanto isso vai afetar a harmonia conquistada com tanto esforço. Seu estilo de jogo depende muito de coordenação, bem como de trocas favoráveis de objetivo para conseguir uma vantagem no começo da partida. Com dúvidas a respeito da força da região NA como um todo, a CLG tem agora a difícil tarefa de provar que os pessimistas estão errados, e precisarão fazer isso com um substituto jogando fora de sua função principal.

 

Correndo atrás de algo: Flash Wolves

  • Topo: Lu-Hsi “Steak” Chou
  • Caçador: Hau-Hsuan “Karsa” Hung
  • Meio: Yi-Tang “Maple” Huang
  • Atirador: Wen-An “NL” Hsiung
  • Suporte: Shuo-Jie “SwordArt” Hu

Lembra da Gamania Bears? Eles eram um dos quatro seeds do Campeonato Mundial 2013, e acabaram sendo a primeira equipe na Fase Eliminatória a cair para a SKTelecom T1. O time debandou logo depois disso, tornando-se um animal mais elegante e rápido, quando foram acolhidos pela organização Flash Wolves.

Depois de jogarem juntos por alguns anos, Steak, Maple, NL e SwordArt já estão incrivelmente familiarizados com as forças de cada um e cientes de suas fraquezas. Tentativas de corrigir essas fraquezas — como a inabilidade de Steak de fazer a diferença com qualquer coisa que não seja o Maokai, e o posicionamento questionável de NL — levaram à substituição de Steak pelo jogador do meio Li-hung “MMD” Yau. O time logo se deu conta dos seus erros quando a Wolves ficou perdida sem seu capitão. Nas novas tentativas de melhorar a equipe, foi chamado o coreano Jong-hun “KKramer” Ha para substituir NL na rota inferior – com alguns problemas de comunicação, mas com certo sucesso. KK|ramer provavelmente não participará do Mundial 2015, então NL voltará a cobrir a função de atirador, esperando fazer jus a seu nome de invocador “Never Lose” (“Nunca Perde”) ao lado do exímio suporte taiwanês SwordArt.

Além da experiência do Mundial 2013, a Flash Wolves também aprendeu uma coisa ou outra no Campeonato Mundial da IEM, Temporada IX, em Katowice, onde eles chocaram muitos críticos ao derrotar a (então poderosa) SK Gaming e chegar na Fase Eliminatória. No Grupo A do Mundial, eles tentarão surpreender novamente.

 

Sobreviventes: KOO Tigers

  • Topo: Kyung-ho “Smeb” Song
  • Caçador: Ho-jin “Hojin” Lee
  • Meio: Seo-haeng “KurO” Lee
  • Atirador: Jong-in “PraY” Kim
  • Suporte: Beom-hyeon “GorillA” Kang

Graças à Team WE (China) e à sua rival direta SKTelecom T1, a KOO Tigers conhece bem o gosto amargo da derrota por arrogância, e busca nunca repetir os erros novamente. É um time muito preparado, mas cuja peça mais importante não pode ser vista em Summoner’s Rift: ele está na cabine com um caderno em mãos. É o treinador No-Chul “NoFe” Jeong.

Em jogo, a Tigers é uma equipe difícil de descrever. Na busca por serem a melhor equipe da Coreia, utilizaram escolhas excelentes que atacaram os pontos fracos dos rivais enquanto colocavam os melhores Campeões em suas mãos. Entretanto, eles também sofrem de fraquezas óbvias e habilidade limitada que um bom draft só consegue esconder — nunca resolver ou melhorar. As tentativas de melhorar seu início fraco de partida falharam, e a KOO ainda depende de controles precisos de objetivos e de confrontos de meio e final de partida para conseguir suas vitórias.

 

Nem tanta ordem, mas algum progresso: paiN Gaming

  • Topo: Matheus “Mylon” Borges
  • Caçador: Thúlio “SirT” Carlos
  • Meio: Gabriel “Kami” Santos
  • Atirador: Felipe “brTT” Gonçalves
  • Suporte: Hugo “Dioud” Padioleau

A maioria das pessoas que não acompanha o cenário brasileiro pode comparar a paiN com a KaBuM! e-Sports simplesmente por serem da mesma região e terem chance de surpreender. Mas a paiN certamente não é a KaBuM!, e a única coisa que as duas têm em comum para o Mundial é o ritmo acelerado que tiveram após suas finais de CBLoL. Contando desde as Eliminatórias do CBLoL, passando pela Final, pela Fase de Grupos do Desafio Internacional e na Final do Desafio, a paiN acumula uma sequência confiante de 15-0.

Três dos principais jogadores da paiN — SirT, Kami e brTT — ainda lembram da derrota na Gamescom em 2013 para a GamingGear.eu. Mylon joga League desde os 14 anos e, apesar de só estar vestindo a camisa da paiN por uma etapa do CBLoL, trouxe muita experiência de seus dois anos e meio na Keyd Stars. Essa é uma equipe de jogadores que quer desesperadamente vencer e que reconhece que essa é a melhor chance que uma equipe do Wildcard já teve de passar da primeira fase.

Mas não é por isso que a tarefa será fácil. O CBLoL ainda está atrás da LCS NA e da LMS, e a paiN é a equipe com menos experiência em alto nível competitivo. Contudo, eles não podem ser subestimados, e são grandes candidatos a acabar com as esperanças da CLG ou da Flash Wolves.

Dinâmica do Grupo

Restam poucas dúvidas sobre este ser o “Grupo da Vida”. Todas essas equipes reconhecem o presente que ganharam, e vão tentar tirar o melhor da situação.

A derrota da KOO na IEM e a derrota na final da Champions assombra o time até hoje. Em uma entrevista recente, GorillA mencionou as duas derrotas como fontes de inspiração para o time. Caso prepare-se de maneira adequada, a KOO deve ter pouca dificuldade em passar para as quartas.

A grande dúvida é quem ficará em segundo lugar, já que é possível contar com todas as três outras equipes. Considerando por estilo e força regional, o segundo lugar provavelmente seria da Flash Wolves ou da CLG. Aí o grupo fica muito interessante. A Flash Wolves, por trás da pressão e controle de visão de Karsa, pode se aproveitar facilmente da inexperiência de HuHi na selva. Por outro lado, ZionSpartan também pode conseguir anular facilmente Steak na rota do topo. Como diria aquele comentarista. “É provável que a equipe que executar melhor sua estratégia conseguirá vencer”; e isso vale para os dois times.

A paiN precisará dar o seu melhor e contar com muita sorte para chegar na Fase Eliminatória. Porém, tudo é possível.

Estilos de jogo

A KOO Tigers muda para se adaptar aos outros times. Com preparação e treinos cuidadosos, eles normalmente fazem composições que negam escolhas confortáveis aos adversários e promovem uma grande sinergia, especialmente em lutas 5v5. A CLG tenta continuamente construir pequenas vantagens através de trocas de objetivos, e sua coordenação pode ser prejudicada com a perda de Xmithie. A Flash Wolves conta com Karsa ou SwordArt para iniciar confrontos e prefere controlar o mapa. A paiN mantém uma fase de rotas e de coleta de recursos confortável e na média, mas recentemente a equipe desenvolveu uma boa afinidade para investidas divididas.

Jogadores chave

 

GorillA

Mesmo quando a KOO encontrou dificuldades durante a Champions em 2015, GorillA teve atuações incríveis toda semana. Ele costuma ser o motivo por trás das vitórias da KOO, e o responsável pela impressionante rede de visão do time. Complementando o organizador de jogadas SmeB, GorillA coordena-se com Hojin ou Wisdom, compensando a falta de pressão com sentinelas e vagando pelo mapa. Ele também consegue adaptar-se rapidamente e teve partidas incríveis de Veigar e Kennen nas Etapas de Primavera e Verão da Champions, respectivamente. Independentemente do que a Atualização 5.18 trouxer, GorillA estará preparado e pronto para jogar.

 

Doublelift

Após dois anos na mesa de analistas, Doublelift finalmente volta ao palco do Mundial como jogador. Uma das estrelas originais do League of Legends norte americano, o nome de Doublelift ainda é conhecido internacionalmente graças à participação da CLG na OGN LoL Invitational e The Champions da Azubu. Após as dificuldades da CLG em 2013 e 2014, o próprio Doublelift admitiu que pensou em se aposentar. Felizmente para a CLG e seus fãs, ele teve um dos desempenhos mais impressionantes de sua carreira na Etapa de Verão da LCS NA 2015. Até mesmo com os problemas de visto de Xmithie e dúvidas ao redor do time, não há dúvida de que Doublelift vai tentar de tudo para conseguir a vitória para a CLG.

 

SwordArt

Atualmente o melhor suporte de Taiwan, SwordArt passou por dificuldades em 2014, enquanto desenvolvia seu próprio estilo de jogo sem o caçador da Gamania Bears, Winds, ao seu lado. Contudo, depois que a Flash Wolves trouxe Karsa para a equipe e que Maple voltou à rota do meio, SwordArt esté melhor que nunca na arte de acabar com a festa dos outros (o famoso “disengage”). KKramer é um atirador mais forte de modo geral, mas SwordArt está mais acostumado com NL, incluindo seus pontos fracos. Apesar dos problemas na fase de rotas e no posicionamento de NL, pepare-se para ser surpreendido por SwordArt no Grupo A.

 

Mylon

É, você esperava ver o nome do Kami aqui. Apesar de o rapaz ser uma ameaça constante, o meta recente é mais voltado para um estilo de carregadores que cabe em Mylon como uma luva. Antes da sua chegada na paiN, Mylon era conhecido como um jogador de topo ameaçador, às vezes muito volátil emocionalmente. Na paiN Gaming, ele provou que também podia ser forte com Campeões como Sion e Maokai, além de ter uma presença contínua e confiável nos jogos. Tanto na Final do CBLoL — com aquele backdoor bizarramente lento de Shen — quanto no Desafio Internacional, ele mostrou seu poder em investidas divididas, permitindo que sua equipe conquistasse objetivos em outros lugares. Mylon precisará dar tudo de si para ajudar a paiN a passar para a próxima fase.

Imprevisíveis

 

Karsa

Com algumas poucas exceções – Clearlove, da EDG, e KaKAO, da iG, — este Campeonato Mundial tem um dos elencos mais fracos de caçadores da história. Esse é o ambiente perfeito para Karsa mostrar sua força na selva fora de Taiwan, especialmente no Grupo A, que traz caçadores como Hojin, Wisdom, SirT e HuHi, que está trocando sua função principal de meio por selva. Karsa admira o caçador taiwanês Winds e imita seu estilo combativo de começo de partida, além de ter um grande foco em visão de mapa. Caso a Flash Wolves saia do Grupo A, Karsa certamente será um dos motivos principais pelas vitórias; caso não saia, ele também será a causa das derrotas devido às suas dificuldades recentes.

 

HuHi

Nas filas ranqueadas solo ele usa o nome de “who is he” (quem é ele), e essa é exatamente a pergunta na cabeça de todos sobre o novo meio-que-virou-caçador da CLG. Vindo da Bigfile Miracle da Coreia e da agora extinta equipe do Desafiante NA, Team Fusion, HuHi entrou na CLG no começo da Etapa de 2015 da LCS NA, presumidamente como um jogador de meio com Pobelter. Ele assistiu do banco de reservas toda a etapa (incluindo eliminatórias e final). Apesar de Xmithie ser citado como uma das maiores fraquezas da CLG, ele ainda possui toneladas de experiência na função de caçador quando comparado a HuHi. Para a CLG passar de fase, HuHi precisa se esforçar e fazer a transição da melhor forma possível.

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🚨Exclusivo: KaBuM Anuncia Mega Investimento no CBLOL 2024, mas Bastidores Revelam Conexões e Denúncias!

Bruna Andrade

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O mundo dos eSports está em polvorosa com o anúncio bombástico da KaBuM, prometendo o maior investimento de sua história no elenco para a temporada 2024 do CBLOL. A equipe, que enfrentou uma temporada 2023 turbulenta, com resultados decepcionantes, está disposta a virar o jogo e retomar seu lugar de destaque no cenário competitivo.

Em entrevista exclusiva ao ge, um dos executivos do time revelou grandes planos para montar um elenco extremamente competitivo, tanto para o CBLOL quanto para o CBLOL Academy. “Estamos de olho em todos os grandes jogadores, queremos os melhores talentos para brigar pelo título”, afirmou o executivo.

Mas, por trás dessa notícia empolgante, há rumores de que os bastidores estão fervilhando com conexões e denúncias que podem abalar o cenário competitivo. Tata Wu, a arquiteta de renome que trabalha para diversos times de eSports, está sendo apontada como a possível ponte que levou a denúncia do time da LOUD contra a KaBuM para a Riot Games.

Os detalhes ainda são escassos, mas fontes próximas ao caso sugerem que a influência de Tata Wu pode ter sido decisiva para trazer à tona possíveis irregularidades, lembrando o caso de assédio envolvendo o jogador Loop e a paiN Gaming em 2016, que chocou a comunidade e levou a uma reflexão profunda sobre a conduta nos eSports.

Loop, o jogador que estava no centro da polêmica, quebrou o silêncio e confirmou a versão da paiN, explicando que a notícia do interesse da paiN chegou a ele por terceiros e não por contato direto da organização. Ele também destacou que houve um mal-entendido inicial com a INTZ sobre como ele soube do interesse da paiN, mas que isso foi esclarecido posteriormente.

Loop decidiu rescindir seu contrato com a INTZ devido a discordâncias que surgiram durante uma conversa com a organização, uma decisão que foi informada tanto à INTZ quanto à Riot Games. Ele também expressou sua frustração com a forma como a situação foi tratada, criticando aqueles que ofenderam seu pai, que saiu em sua defesa.

A KaBuM, por sua vez, garante que o investimento milionário e os planos ambiciosos para 2024 não têm relação com os resultados ruins de 2023, mas sim com um planejamento financeiro estratégico e a busca constante pela excelência. “Estamos construindo uma estrutura sólida para garantir o sucesso a longo prazo”, afirmou o executivo.

Enquanto a KaBuM se prepara para uma temporada de redenção, os fãs e a comunidade de eSports aguardam ansiosamente para ver como essa história se desenrolará, com a promessa de muitas emoções e reviravoltas nos próximos capítulos.

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BGS

O Brasil está entre os 10 países com mais fãs de eSports no mundo

Pesquisa também aponta mercado extremamente lucrativo para jogadores profissionais de eSports.

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Pesquisa também aponta mercado extremamente lucrativo para jogadores profissionais de eSports.

Em 2012, a Brasil Game Show (BGS) sediou o primeiro torneio oficial de League of Legends (LoL) do Brasil, desde então, a presença brasileira no cenário de eSports tem crescido significativamente. Atualmente, os eSports têm se tornado uma oportunidade de carreira para muitos jovens que jogam por diversão, que resultou em 8,6 mil profissionais no país. Metade desses atletas, 4.388, ainda participa de competições em 2023.

Um estudo recente publicado no site Aposta Legal, analisou mais de 5.000 buscas no Google por palavras relacionadas aos eSports, combinadas com dados fornecidos pela plataforma eSports Earnings e Liquipédia. O objetivo do estudo foi verificar a popularidade dos esportes eletrônicos no Brasil em 2023, além de analisar a posição do país nos rankings globais.

Com quatro milhões de buscas mundiais pela sigla eSports, o Brasil ocupa o sétimo lugar entre os maiores fãs do mundo, representando 3% das pesquisas mundiais por palavra. O país fica atrás apenas de grandes potências dos eSports, como Espanha (7,4 milhões de buscas), Filipinas (4,5 milhões) e Canadá (4,1 milhões).

De acordo com a pesquisa, neste ano, o Brasil está em oitavo lugar como o país com mais jogadores profissionais em atividade no mundo, ficando logo atrás da China (6.990 atletas), Alemanha (5.786), França (5.407 jogadores) e Reino Unido (4.560).

Segundo o feedback do proprietário deste site, os jogadores brasileiros estão extremamente dispostos a investir valores no entretenimento dos jogos online, nas mais diversas categorias, dos cassinos e jogos de azar até clássicos para dispositivos mobile, como Candy Crush Saga e Angry Birds.

Quanto aos jogos de eSports mais populares no Brasil, o estudo indicou que o Fortnite é o mais procurado entre os jogadores, com 507 mil buscas no Google. Valorant aparece em segundo lugar, com 365 mil buscas pelo jogo no país. Em terceiro lugar vem Free Fire, com 288 mil buscas, seguido pelo League of Legends, com 198 mil buscas. Dota, um dos pioneiros dos eSports, não está entre os mais procurados.

Os paranaenses são os que mais pesquisam sobre o jogo Fortnite em 2023, e no Distrito Federal, o Valorant e o Overwatch são os jogos mais jogados pelos moradores. No estado do Maranhão, os jogos preferidos são o Free Fire e o eFootball.

O estudo também indicou os jogadores de eSports brasileiros que mais faturam no país. O capitão e in-game leader da G2 Esports, Karl “Alem4o” Zarth, é o jogador mais bem-sucedido, com 206 mil dólares em prêmios só neste ano. Gabriel “volpz” Fernandes é o novo membro do Team Liquid e, em abril, embolsou US$ 5.497,00 na Liga Brasil 2023. Gustavo “Herdsz” Herdina está jogando atualmente como in-game leader para o W7M Esports e já ganhou US$ 94.711,00 em 2023, com seu maior faturamento sendo de US$ 25.804,00 em 2022.

A pesquisa conclui que o faturamento total dos dez jogadores mais bem-sucedidos na lista em 2023 é de US$ 808.298,00, superando a marca de R$ 4 milhões.

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League of Legends

CBLoL abre inscrições para seleção de equipes em novo modelo de Liga

Bruna Andrade

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Previsão é de que parcerias de longo prazo passem a vigorar a partir de 2021

A Riot Games, desenvolvedora de jogos e organizadora do Campeonato Brasileiro de League of Legends, o CBLoL, anuncia nesta quinta-feira, 4, o início das inscrições para o modelo de parceria de longo prazo, uma iniciativa que muda a estrutura do torneio no Brasil a partir da Temporada de 2021. Para participar da seleção, as equipes interessadas devem seguir as instruções detalhadas no site LoL Esports BR. O prazo final para as inscrições termina em 28 de junho de 2020.

O projeto foi concebido com o objetivo de oferecer um cenário de maior estabilidade para o crescimento das organizações, que passam a não ser rebaixadas a cada etapa do torneio. Desse modo, os times passam a ter previsibilidade de sua permanência no campeonato, o que permite às equipes desenvolver projetos esportivos, administrativos, comerciais e financeiros com uma visão de longo prazo.

Garantindo aos times estabilidade, as equipes podem planejar o crescimento gradual e a evolução de suas operações de forma sustentável. A Liga também se beneficia de um cenário mais sólido, pois ao garantir condições mais saudáveis ao desenvolvimento das organizações, trará menos disparidade entre os times e, consequentemente, mais competitividade e progresso do desempenho esportivo como um todo.

“Criamos um modelo totalmente adaptado para o mercado brasileiro, com base nos aprendizados de ligas como a LCS e a LEC”, afirma Carlos Antunes, head de Esports da Riot Games no Brasil. “Mas também consideramos características específicas de nosso mercado e região”, completa. 

O modelo de parceria de longo prazo, além de criar relações duradouras com as organizações, também regula mecanismos que incentivam a competitividade esportiva, geração de novas receitas para compartilhamento entre os parceiros e o estímulo ao surgimento de novos talentos para as equipes.

Para garantir total isonomia e transparência com as organizações interessadas em fazer a inscrição, detalhes sobre a mecânica do modelo de parceria de longo prazo serão divulgados publicamente em breve. Por ora, apenas os integrantes da seleção terão acesso ao projeto, na íntegra, mediante acordo de confidencialidade. 

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