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ATUALIZAÇÕES PARA AS RANQUEADAS DE 2019

Bruna Andrade

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A Riot Games anunciou hoje algumas mudanças que vão acontecer para a temporada de 2019!

Confira abaixo o texto na integra, ou acesse o site oficial da Riot e confira clicando aqui.

ATUALIZAÇÕES PARA AS RANQUEADAS DE 2019

Fala, galera! Recém anunciamos mudanças para as ranqueadas que chegarão no League em 2019. Aqui é o Ed “SapMagic” Altorfer, Líder de Produto e um dos muitos designers trabalhando nas ranqueadas. Hoje, gostaríamos de falar sobre como vemos a competição individual no League e de nos aprofundar em alguns dos nossos planos para o futuro.

ESPAÇO PARA CRESCER

Lá em 2013, nós introduzimos o atual sistema ranqueado para oferecer marcos e objetivos significativos para os jogadores. Desde então, ele se tornou o lugar para os jogadores testarem suas habilidades individuais. Mas sempre existe espaço para melhorar e as ranqueadas não são exceção – então, ano passado, começamos a pensar no que poderíamos melhorar para os jogadores.

Uma das coisas não tão legais que vimos é que os feitos de jogadores experientes que jogavam em várias posições não eram reconhecidos pelo sistema. Em vez disso, o sistema os colocava em jogos muito difíceis, já que não conseguia diferenciar as habilidades de um jogador em diferentes posições. Também notamos que não estávamos alcançando o resultado esperado em termos de marcos e objetivos, especialmente para as ligas Bronze, Prata e Diamante, em que você pode melhorar bastante em termos de MMR sem subir de classificação. Isso, aliado às recompensas já gastas do final da temporada e a um sistema de colocação que precisa desesperadamente ser atualizado, acabou gerando uma experiência realmente ruim para muitos jogadores.

SUBINDO DE CLASSIFICAÇÃO

Sabíamos que não queríamos fazer alterações substanciais às ranqueadas e logo depois anunciar um sistema novo justo antes do final da temporada. Então, em vez disso, queremos compartilhar nossos planos bem cedo para que vocês nos ajudem a moldar as ranqueadas, e também vamos atualizar vocês constantemente durante o desenvolvimento.

Quando trabalhamos nos problemas acima, nos concentramos em quatro aspectos principais que sentimos que as ranqueadas deveriam oferecer:

  • Dar feedbacks claros com cada partida de colocação.
  • Trazer uma variedade de desafios ao longo da temporada.
  • Oferecer marcos regulares e objetivos importantes independente do nível de habilidade do jogador.
  • Recompensar investimentos sérios e constantes.

Vamos detalhar os recursos que estamos construindo para alcançar esses objetivos.

FEEDBACKS CLAROS

Cada nova temporada significa um novo começo. Para ajudar com isso, nós reiniciamos seu ranque e o colocamos em uma posição um pouco abaixo para que você possa provar suas habilidades novamente ao subir nas ligas. Historicamente, isso significava que era necessário jogar dez partidas de colocação de alto risco com pouco ou nenhum feedback, o que deixava muitos jogadores ansiosos.

Ano que vem, você receberá uma classificação provisória depois da sua primeira partida que só será visível para você. Esse será a classificação mais baixa que você poderá ter ao terminar suas partidas de colocação. Vencendo ou perdendo, sua classificação provisória será menor do que aquela em que você terminou na temporada anterior, mas você saberá o que esperar desde o início. Ao longo das próximas nove partidas de colocação, seu ganho de PdL será acelerado, você irá pular as séries de promoção e estará protegido de perder PdL – já que sua classificação verdadeira é, na verdade, maior do que a provisória. Depois de completar todas as dez partidas, você habilitará sua classificação verdadeira e outros jogadores poderão vê-la no seu perfil.

VARIEDADE DE DESAFIOS

Ao longo dos anos, e com recursos como a seleção de posição, nós vimos uma queda na variedade de Campeões e posições que os jogadores escolhem nas ranqueadas – especialmente quando comparadas com outras filas. Quando pensamos sobre por que isso está acontecendo, notamos que o sistema estimula os jogadores a se especializarem. No momento, as ranqueadas não dão reconhecimento a jogadores que se especializam em várias posições. Na verdade, se você já entrou na fila para outra posição ou caiu no preenchimento automático, você já deve ter notado que nosso sistema trata a sua habilidade sem se importar com o que você está jogando.

Isso significa que, se você for muito ruim em uma posição diferente, terá mais chances de ter uma partida muito difícil. Isso é um pouco como presumir que um ótimo goleiro também vai ser um ótimo atacante, o que simplesmente não é verdade na maior parte dos casos.

O sistema de gerenciamento de partidas precisa ser o mais justo possível, ponto. Queremos que o sistema recompense quem vai a fundo em uma posição, mas também queremos que reconheça aqueles jogadores experientes que querem se especializar em várias posições. Para esse fim, queremos fazer algumas mudanças grandes no gerenciador de partidas. Na próxima temporada, as ranqueadas Solo/Duo receberão um sistema de gerenciamento posicional, que é uma forma chique de dizer que vamos procurar oponentes para você com base na sua habilidade na posição que você está jogando.

Em termos de classificação, esse plano é para jogadores que querem ter até cinco classificações, um para cada posição em que eles jogam. Com as altas chances de você conseguir sua posição primária, você ainda poderá se concentrar em escalar até o topo, se quiser… ou até o meio, você que sabe (Maokai é bom em qualquer lugar). Se você escolher jogar com algo diferente ou entrar no preenchimento automático, sua experiência deverá ser mais justa e sua classificação refletirá sua habilidade nessa posição. O plano atual só adicionará ranques de posição para as ranqueadas Solo/Duo, o que faz sentido quando consideramos o meta de posições bem definidas e ênfase no jogo individual. Dito isso, estamos abertos a mudar isso no futuro.

Já Mestres e Desafiantes são mais complicados. Esses jogadores raramente ganham sua posição primária e é importante para a integridade da escalação que cada partida que eles joguem conte para decidir se eles são os melhores. Nosso pensamento atual é que, assim que um jogador alcançar o tier de Mestre, todas as suas partidas contarão para uma única classificação, assim como é hoje. Se esse jogador for rebaixado, sua classificação de posição individual aparecerá de novo. Vamos continuar a avaliar se isso faz sentido e ajustar conforme for apropriado.

Mais uma coisa: sabemos que intenção competitiva é muito importante nas ranqueadas, então vamos lançar novos sistemas para ajudar a combater situações em que os jogadores não levam as partidas a sério quando jogam em posições diferentes. Um dos planos é conceder um bônus por vencer partidas em posições secundárias ou de preenchimento automático que será aplicado para a próxima vez que você jogar na sua posição primária. Outro introduz medidas punitivas que aplicarão perdas de PdL para a sua posição primária se você perder partidas intencionalmente.

Estamos resolvendo vários outros casos periféricos como esses, incluindo troca de posições na Seleção de Campeões ou dentro da partida, e vamos falar mais sobre nossas soluções para eles em atualizações futuras.

METAS E OBJETIVOS

Quando olhamos para o nosso arranjo atual de classificações, vimos que algumas das nossas ligas abrangem uma gama muito ampla de habilidades ou simplesmente têm muitos jogadores – em especial as ligas Bronze, Prata e Diamante. Isso resulta em situações em que alguns jogadores passam muito tempo sem subir de classificação. Poderíamos resolver esse problema movendo jogadores dentro das ligas atuais, mas teríamos que passá-los para classificações muito mais altas. No lugar disso, acreditamos que essa seria uma boa oportunidade para adicionar mais patamares em que os jogadores poderão receber feedback positivo no seu progresso sem diluir o significado das classificações.

O design atual adicionará duas novas ligas e a adição delas ajudará a alcançar duas coisas. Primeiro: elas vão nos ajudar a resolver as experiências ruins nas ligas Bronze, Prata e Diamante. Em segundo: elas trarão mais diferenciação para jogadores Diamante, algo que tem sido um problema há algum tempo.

Como estamos adicionando duas novas ligas, vimos uma oportunidade de comprimir o número de divisões de cinco para quatro. O resultado final dessas mudanças será uma escalada que dará ênfase aos melhores momentos de se chegar em uma nova liga, sem expor você a mais séries promocionais de divisões.

INVESTIMENTOS SÉRIOS E CONSTANTES

De muitas formas, as recompensas das ranqueadas poderiam ser mais ambiciosas e mais… recompensadoras. As ranqueadas deveriam dar reconhecimento aos jogadores que competiram ao longo de toda a temporada. No momento, para muitos jogadores, jogar dez partidas no início do ano os recompensa da mesma forma que seus amigos que jogam centenas de partidas. A moldura por classificação dá prestígio, mas só reconhece os feitos da temporada passada. Além disso, a skin Vitoriosa tem um apelo limitado. Quando fizemos o Maokai Vitorioso, somente os jogadores de Maokai ficaram felizes, enquanto todos os outros ficaram frustrados que seus Campeões favoritos ficaram de fora.

Para melhorar a experiência, estamos pensando em dividir a temporada em três fases. Sua classificação não reiniciará entre as fases – no lugar disso, você terá uma oportunidade de refletir em como você está se saindo, definir novos objetivos e receber recompensas melhores. Ainda estamos pensando nos detalhes, então esperem ouvir mais até o lançamento.

As recompensas de final de temporada ainda vão existir, mas queremos que seja lá o que fizermos reconheça feitos baseados em habilidade e que tenha, de preferência, um apelo mais amplo do que as skins Vitoriosas. Não vamos substituí-las a não ser que encontremos uma recompensa melhor – como sempre, estamos abertos a sugestões.

MOLDURA POR CLASSIFICAÇÃO

Na próxima temporada, você habilitará sua moldura de ranque assim que terminar suas partidas provisórias para uma posição. Você poderá vê-la crescer e mudar ao longo da sua escalada. Além da tela de carregamento, o design atual adicionará sua classificação do momento ao seu perfil, cartão flutuante do jogador e saguão, então seus amigos poderão ver e ficar maravilhados com sua habilidade.

Ainda estamos trabalhando em como queremos mostrar sua classificação da temporada passada, então sintam-se livres para sugerir ideias de como podemos celebrar esses feitos!

RECOMPENSAS QUE EVOLUEM

Na próxima temporada, sua moldura vai ficar mais impressionante dependendo de quantas fases você participar.

Além da moldura, queremos dar a vocês outras formas de mostrar sua habilidade. Na próxima temporada, você poderá receber novas recompensas que refletirão seu ranque e crescerão dependendo de quantas fases você participar—coisas como ícones, aprimoramento da moldura de classificação e talvez até algum charme dentro do jogo. Os jogadores terão que provar suas habilidades ao longo da temporada para receber as recompensas mais épicas.

LOGO MAIS, EM UMA FILA PERTINHO DE VOCÊ

Retornaremos regularmente ao longo dos próximos meses com mais informações sobre cada um desses designs enquanto nos aproximamos do final da temporada. Antes disso, estamos planejando fazer alguns testes com o MMR por posição no modo Normal de escolha alternada, então fiquem atentos para mais detalhes.

Esse é só o início da conversa. Estamos empolgados em embarcar nessa jornada com vocês—contem pra gente o que vocês acharam dessas mudanças e vamos ficar de olho nas suas sugestões e feedback!

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Bruna Andrade - Conhecida por ai como Nana ou Pandora Nana, cosplayer, geek, publicitaria, streamer e redatora da Gaming News. Louca por jogos e e-sports. Me segue lá nas redes sociais: Instagram: @pandora.nana Twitter: @pandoranana_

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Primeira semana da Superliga ABCDE termina com vitórias de INTZ e paiN Gaming

Bruna Andrade

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Campeões da primeira edição, Intrépidos bateram a Operation Kino, enquanto a paiN triunfou sobre a Team oNe. Vivo Keyd, ProGaming, Falkol e Redemption também venceram na rodada

A primeira semana da Superliga ABCDE 2018 se encerrou neste domingo (11) com mais duas partidas realizadas nos estúdios da BBL.  Às 13h, o INTZ enfrentou a Operation Kino e conquistou uma boa vitória por 2 a 0. Depois, a paiN Gaming também alcançou o resultado positivo em sua estreia após derrotar a Team oNe pelo mesmo placar.

Os jogos são disputados no formato MD3 (melhor de três), e as duas primeiras colocadas de cada grupo avançam para as semifinais, que passam a ter confrontos em MD5 (melhor de cinco), assim como a grande final.

As rodadas da primeira fase da Superliga ABCDE acontecem às sextas-feiras, sábados e domingos, com dois jogos por dia. As semifinais estão marcadas para os dias 15 e 16 de dezembro, e a decisão para o dia 23 do mesmo mês, às 13h.

O público pode acompanhar as informações sobre a competição nos canais da Superliga ABCDE no Facebook, Twitter, Youtube, Twitch, Cube e Nimo TV.

Confira como foram as partidas de sexta-feira, sábado e domingo:

Sexta-feira (09/11) – Vivo Keyd 2 x 1 CNB e-Sports e ProGaming 2 x 0 Santos

Na primeira disputa do dia, a CNB e-Sports começou surpreendendo a Vivo Keyd com um forte jogo coletivo e uma atuação de destaque do Suporte Pablo “pbO”, conseguindo sair na frente na série. Logo em seguida, porém,  a Vivo Keyd reagiu e empatou o placar em 1 a 1, com um desempenho irretocável. No terceiro e decisivo jogo, a Keyd demonstrou calma em momentos desfavoráveis e conseguiu a virada.

Uma das novidades da equipe, Matheus “Professor” comentou sobre o desempenho da equipe: “Poderíamos ter executado essa série de maneira mais clean. Cometemos alguns erros no terceiro jogo que podem custar o resultado positivo em compromissos futuros, então, o objetivo agora é ter mais consistência ao decorrer da Superliga”.

Já Pablo “pbO”, da CNB, conta que acreditava em um resultado diferente para essa partida de estreia: “Foi uma série bem apertada, eu não estava esperando por isso. Pelo que apresentamos em treinos, acreditava que conseguiríamos uma vitória por 2 a 0, e não uma derrota. Mas o campeonato está apenas começando, temos muito a evoluir”.

A outra partida da sexta-feira iniciou com a equipe da ProGaming abrindo 1 a 0 na série contra o Santos, com autoridade. O segundo jogo foi mais equilibrado, mas a PRG conseguiu novamente se impor nos momentos cruciais para fechar a série em 2 a 0 e garantir o triunfo.

O Topo do time, Álvaro “VVvert”, ressalta o psicológico forte da line-up para atingir o objetivo final: “Estamos focados em colocar em prática o nosso estilo de jogo, tomando cuidado para não nos desconcentrarmos em eventuais momentos de desvantagem na partida, e acho que isso foi determinante, principalmente no segundo confronto de hoje, quando conseguimos o 2 a 0”.

Mesmo com o resultado adverso, Júlio “NosFerus”, Meio do Santos, vê pontos positivos na atuação: “Estou feliz com os jogos que fizemos. Nos perdemos em alguns momentos que a adversária soube aproveitar, e isso acabou nos custando a vitória. Com dedicação, vamos conseguir consertar esses detalhes”.

Sábado (10/11) – Falkol 2 x 0 Bulldozer e Redemption 2 x 0 IDM Gaming

O segundo dia de disputas da Superliga ABCDE aconteceu no sábado (10), e teve como destaque as boas atuações de Falkol e Redemption, que venceram Bulldozer e IDM Gaming, respectivamente.

A Falkol mostrou desde os primeiros momentos do embate uma estratégia bem definida e, com desempenho de destaque de Antônio “SirT”, abriu 1 a 0 na série. No segundo jogo, a equipe foi mais uma vez incontestável e fechou a partida em 2 a 0, sem grandes dificuldades.

Daniel “EvrOt”, Meio da Falkol, contou que a experiência do clube fora do país ajudou na preparação para este compromisso: “Hoje, tentamos implementar um estilo de jogo um pouco mais agressivo, que já vínhamos treinando há um tempo no exterior e, agora, adaptamos essa característica para usar no Brasil”. Já a jogadora da Bulldozer, Amanda “Kiit”, ressaltou que acredita na evolução do time ao longo do torneio: “Nós somos menos experientes. Viemos aqui para dar o nosso melhor, mas havia certo nervosismo para essa estreia. Não conseguimos colocar em prática tudo que tínhamos preparado para usar contra a Falkol. Na próxima rodada sei que estaremos melhores”.

Na sequência, a Redemption entrou em ação contra a IDM Gaming e começou na frente, após um primeiro jogo acirrado que durou quase 50 minutos. O mesmo equilíbrio não aconteceu no segundo duelo, e a equipe alcançou uma boa vitória por 2 a 0.

O Caçador da IDM Gaming, Marcos “Cariok”, exaltou a atuação da rival desta rodada: “A adversária veio bem forte, apresentou um desempenho de alto nível. Como estamos no início do campeonato, temos totais condições de nos recuperarmos com bastante treino”. E o Suporte da Redemption, Denílson “Céos”, falou sobre o êxito das estratégias traçadas para o duelo: “Tudo aconteceu como esperávamos. Era possível terminar o primeiro jogo sem tantos problemas, mas no geral a nossa tática funcionou bem”.

Domingo (11/11) – INTZ 2 x 0 Operation Kino e paiN Gaming 2 x 0 Team oNe

O jogo de abertura deste domingo (11) já começou em alto nível. INTZ e Operation Kino revezaram melhores momentos nos embates iniciais e, no fim, melhor para os Intrépidos, que conseguiram o triunfo por 2 a 0, em um dia inspirado de Diogo “Shini”.

Outro destaque do clube nesta primeira rodada, Rodrigo “Tay” avaliou o confronto: “Diria que foi uma atuação razoável. O primeiro jogo foi um pouco mais travado, mas o segundo fluiu melhor e a vitória veio com mais naturalidade”.

O jogador da OPK, Pedro “Ziriguidun”, também fez sua análise sobre os momentos que definiram o resultado: “Tínhamos a vitória na mão no primeiro jogo. Tomamos decisões aceleradas e nos afobamos, isso custou o primeiro ponto. No segundo confronto, não poderíamos ter ficado tão atrás, e acabamos derrotados”.

O duelo entre paiN Gaming e Team oNe era um dos mais aguardados desta primeira semana. E a paiN levou a melhor. O time mostrou um jogo consistente e acalmou os torcedores que estavam preocupados com as campanhas recentes do clube em outros torneios. A vitória na estreia da Superliga pode representar o início de uma melhor fase.

Sobre a partida, o reforço da paiN, Gustavo “Minerva”, comentou sobre a importância de seguir melhorando: “Conseguimos uma vitória limpa contra a oNe. Tivemos alguns erros mínimos, nada fora do padrão, já que em um confronto de League of Legends, as duas equipes vão errar em algum momento. Nosso trabalho daqui pra frente é continuar evoluindo ao longo da Superliga”. E Alanderson “4lan”, da Team oNe, também considerou a boa exibição da rival como fator predominante para o resultado: “A paiN mostrou ser um time muito centrado. O Minerva foi um ótimo reforço para eles, encaixou perfeitamente com o resto da equipe. Eles mostraram que estavam mais preparados do que nós para essa série e conseguiram o triunfo”.

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Absolut retorna para Team One!

Bruna Andrade

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Absolut retorna para Team One!

Luis “Absolut” Felipe Carvalho teve sua saída da INTZ anunciada e já tem seu destino confirmado para 2019: O ADC voltará para a Team oNe eSports onde já foi campeão do CBLoL!

Após a participação da Team oNe no Mundial, Absolut deixou sua equipe e assinou com a INTZ onde participou da conquistou junto à equipe a primeira edição da Superliga ABCDE.

O ano de 2018 não foi de bons resultados para a INTZ que pela primeira vez ficou de fora dos playoffs dos dois splits, precisando também de jogar a série de promoção nas duas ocasiões para se manter no CBLOL.

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Professor deixa a Progaming!

Bruna Andrade

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Professor deixa a Progaming

O jogador está deixando a equipe onde estava atuando a mais de dois anos. A organização anunciou nesta segunda-feira (05) que o suporte Matheus “Professor” Leirião está deixando o time.

“Após dois anos e três meses, um dos jogadores mais queridos por torcedores, companheiros de equipe e funcionários está se despedindo do nosso clube. Gostaríamos de agradecer muito ao Professor por honrar, gritar e respeitar a nossa camisa desde sempre”, comentou a equipe no anuncio da saída do jogador.

O jogador estava na organização desde agosto de 2016. A ProGaming não teve uma boa temporada este ano,neste 2° split a equipe acabou terminando na sétima colocação e teve que disputar a série de promoção para não ser rebaixada.

A saída de Professor é mais uma das várias mudanças da equipe desde final de temporada. Foi anunciado também a contratação de Garotumb para a posição de atirador e também de Utama, um Head Coach norueguês. Como baixas a equipe teve a saída de Minerva, Professor e o empréstimo de Skybart para a Team oNe.

Confira a line-up da organização:

Top Álvaro “Vert” Miguel Martins
Jungle Luiz Gustavo“Lima”Lima
Mid Leonardo “Lynkez” Cassuci
ADC Lucas “Luskka” Rentechen
ADC  Humberto “Garo” Peixoto

Head Coach Kristoffer “Utama” Renè
Coach
 João “Dionrray” Barbosa

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