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League of Legends

INTZ, paiN e Vivo Keyd vencem e seguem invictos na Superliga ABCDE

Bruna Andrade

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A terceira rodada da Superliga ABCDE 2018 se encerrou neste domingo (25) com confrontos diretos e muita emoção para os fãs de League of Legends. INTZ e paiN mostraram força e venceram com autoridade os seus adversários.

No sábado (24), a Vivo Keyd também já havia confirmado o favoritismo e embalado mais um triunfo no torneio. Com isso, a equipe se isolou na liderança do grupo A, com nove pontos. INTZ e paiN também venceram todos os seus jogos até aqui e dividem o primeiro lugar do grupo B da competição.

Quem também se destacou na terceira rodada da Superliga ABCDE foi a Team oNe, conquistando a sua primeira vitória, de virada, em jogo emocionante contra a Operation Kino. Na sexta (23), ProGaming e Santos venceram e seguem de perto a Vivo Keyd no grupo A.

As rodadas da primeira fase da Superliga ABCDE acontecem às sextas-feiras, sábados e domingos, com dois jogos por dia. As semifinais estão marcadas para os dias 15 e 16 de dezembro, e a decisão para o dia 23 do mesmo mês, às 13h.

O público pode acompanhar as partidas através dos canais da Superliga ABCDE no YouTube, Facebook, Twitter, Twitch, Cube e Nimo TV.

Sexta-feira (23/11) – ProGaming 2 x 1 CNB e-Sports e Santos 2 x 0 Falkol

O início da terceira rodada da Superliga ABCDE foi marcado por partidas emocionantes do grupo A da competição. ProGaming e CNB e-Sports protagonizaram um duelo tenso. A CNB até venceu o primeiro jogo da série e abriu 1 a 0 no placar, porém não conseguiu segurar a PRG, que acertou a sua estratégia e aproveitou o intervalo para reagir, virar e fechar o confronto com vitória por 2 a 1.

Álvaro “Vert”, Top Laner da ProGaming, analisou a série e apontou alguns detalhes que foram decisivos para a virada: “Foram duelos disputados e bem acirrados. No terceiro jogo, estávamos com uma comunicação muito boa e todo mundo jogou o que era esperado. A gente precisava disso para conseguir a vitória”.

Para Pablo “pbO”, da CNB, a equipe cometeu muitos erros: “Mesmo jogando bem, não soubemos aproveitar as oportunidades que foram surgindo. Tivemos algumas falhas na gameplay e o diferencial foi que a adversária soube jogar em cima destes detalhes”.

No segundo confronto da sexta-feira, o Santos foi embalado pela torcida, que compareceu em peso aos estúdios da BBL, e venceu a Falkol. No primeiro jogo, liderada por Natan “fNb”, a equipe foi consistente e com diversos abates não demorou muito para abrir 1 a 0.

A Falkol começou o segundo jogo resistindo ao ataque adversário, mas não foi párea para o Santos. O time santista estava em dia inspirado, individualmente e coletivamente, e não deu chances para a Falkol. Resultado: 2 a 0 e três pontos na tabela de classificação.

Emerson “BocaJR”, Suporte do Santos, enalteceu o apoio dos torcedores: “Vou dedicar este resultado para a nossa torcida. Na minha opinião, ajudou muito o time hoje. Vimos uma bandeira gigante na arena e, logo no começo, nos deu forças para garantir uma boa atuação. Agora, vamos continuar treinando, da mesma forma que fizemos na última semana”.

Do lado da Falkol, Ednilson “Jukaah”, Coach do time, afirmou que a equipe precisa se organizar melhor: “Faltou agressividade. Precisamos entender nossas funções dentro de jogo. Para o estilo de gameplay que estamos nos propondo a jogar, que é bem agressivo, essa parte é muito delicada”.

Sábado (24/11) – Vivo Keyd 2 x 0 Bulldozer e Team oNe 2 x 1 Operation Kino

No primeiro confronto de sábado (24), a Bulldozer suportou a pressão adversária durante boa parte do primeiro jogo da série, mas a Keyd insistiu. Com abates e diversos buffs, dominaram o fim da partida e abriram 1 a 0 no placar.

Na sequência, Gabriel “tockers” dominou as ações ofensivas e garantiu o triunfo da Vivo Keyd por 2 a 0 na série. O Top Laner do time, Felipe “Yang”, analisou a vitória e elogiou a leitura de jogo dos seus companheiros: “Estávamos jogando de acordo com a estratégia deles e, quando percebemos isso, mudamos a nossa postura. Depois, tudo ficou mais fácil. O desempenho está bom, mas sempre há o que melhorar”.

Willian “Asta”, jogador da Bulldozer, avaliou que, apesar da derrota, o time pôde extrair pontos positivos: “Comparado aos nossos outros jogos, esse foi o melhor. A Keyd é favorita ao título e todos apostavam contra nós. Entretanto, foi um dos jogos mais longos e difíceis que eles tiveram. O rendimento da equipe foi muito bom e isso deve ser destacado”.

A última partida do dia foi marcada pelo equilíbrio. A Operation Kino surpreendeu a Team oNe logo no começo do duelo, quando conseguiu abates decisivos e abriu vantagem. Depois de ativar o Barão, o time confirmou a vitória e marcou 1 a 0. Em seguida, o domínio das ações inverteu de lado e a oNe se aproveitou empatando a série em 1 a 1. Porém, no terceiro e último jogo, a OPK não conseguiu segurar a empolgação adversária e viu os Golden Boys fecharem o duelo, de virada, por 2 a 1.

Franklin “Aoshi”, atleta da Operation Kino, afirmou que a estratégia do time no último jogo da série não funcionou: “O desempenho não foi bom. Não conseguimos lutas favoráveis para nós, o que era o ponto forte daquela composição. Agora, temos que trabalhar e melhorar para o próximo compromisso”.

Já Victor “Steal” exaltou a primeira vitória na Team oNe na Superliga ABCDE: “O resultado foi bom para animar a equipe. Agora, temos que manter o ritmo e seguir tendo boas atuações. Não achamos que a OPK adotaria essa postura, mas depois da derrota no primeiro jogo da série, notamos que poderíamos atuar de uma forma mais agressiva”.

Domingo (25/11) – Redemption 0 x 2 INTZ e IDM Gaming 0 x 2 paiN Gaming

A partida que abriu o último dia da terceira semana da Superliga ABCDE mostrou uma atuação muito segura do INTZ. Os Intrépidos começaram a série diante da Redemption tendo de correr atrás do adversário, porém em pouco tempo tomou o controle dos abates e iniciou o Barão, contando com muitos buffs para fechar o primeiro jogo e abrir 1 a 0.

O intervalo não mudou a atitude do INTZ, que seguiu conseguindo diversos abates sobre o oponente e, com muitos buffs disponíveis, garantiu a vitória por 2 a 0.

Guilherme “Mills”, King of the Match, elogiou a atuação da equipe: “A vitória foi muito importante para nós. Cometemos muitos erros no início dos dois jogos e a Redemption é uma equipe muito boa, mas conseguimos nos superar. Vamos seguir focando nos treinos, porque esse jogo nos deixou mais perto dos playoffs”.

Para o Coach da Redemption, Carlos “cariocaA”, o início da equipe foi positivo, mas a transição entre as jogadas ainda precisa ser trabalhada: “Na série de hoje, o time apresentou um early game muito bom e logo abriu vantagem. Porém, a passagem para o mid game foi falha, erramos algumas calls e isso nos prejudicou bastante”.

No último confronto da rodada, a paiN não tomou conhecimento da IDM. O time de Marcelo “Ayel” mostrou ótima rotação para garantir os buffs e colocar o adversário em uma posição delicada na partida. Com 1 a 0 no placar, a paiN voltou do intervalo com a teamplay aliada, não dando chances para a reação da IDM. Resultado: 2 a 0.

Após a vitória, “Ayel” explicou o bom resultado alcançado pela paiN: “Não foi uma série fácil, mas controlamos bem. No segundo jogo, conseguimos muita vantagem no início, então, forçamos com tudo o que tínhamos. No fim, a situação ficou tão complicada para eles que não havia como voltar atrás”.

Estreante pela IDM, Miguel “Stepz” gostou do seu primeiro jogo com a equipe, mas disse esperar mais de si mesmo nos próximos compromissos: “Hoje, a gente tentou lutar e contestar, mas o problema é que insistimos muito nisso. Acho que fui bem, mas ainda preciso melhorar algumas coisas na gameplay”.

A Superliga ABCDE volta na semana que vem com duelos válidos pela quarta rodada da competição.

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🚨Exclusivo: KaBuM Anuncia Mega Investimento no CBLOL 2024, mas Bastidores Revelam Conexões e Denúncias!

Bruna Andrade

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O mundo dos eSports está em polvorosa com o anúncio bombástico da KaBuM, prometendo o maior investimento de sua história no elenco para a temporada 2024 do CBLOL. A equipe, que enfrentou uma temporada 2023 turbulenta, com resultados decepcionantes, está disposta a virar o jogo e retomar seu lugar de destaque no cenário competitivo.

Em entrevista exclusiva ao ge, um dos executivos do time revelou grandes planos para montar um elenco extremamente competitivo, tanto para o CBLOL quanto para o CBLOL Academy. “Estamos de olho em todos os grandes jogadores, queremos os melhores talentos para brigar pelo título”, afirmou o executivo.

Mas, por trás dessa notícia empolgante, há rumores de que os bastidores estão fervilhando com conexões e denúncias que podem abalar o cenário competitivo. Tata Wu, a arquiteta de renome que trabalha para diversos times de eSports, está sendo apontada como a possível ponte que levou a denúncia do time da LOUD contra a KaBuM para a Riot Games.

Os detalhes ainda são escassos, mas fontes próximas ao caso sugerem que a influência de Tata Wu pode ter sido decisiva para trazer à tona possíveis irregularidades, lembrando o caso de assédio envolvendo o jogador Loop e a paiN Gaming em 2016, que chocou a comunidade e levou a uma reflexão profunda sobre a conduta nos eSports.

Loop, o jogador que estava no centro da polêmica, quebrou o silêncio e confirmou a versão da paiN, explicando que a notícia do interesse da paiN chegou a ele por terceiros e não por contato direto da organização. Ele também destacou que houve um mal-entendido inicial com a INTZ sobre como ele soube do interesse da paiN, mas que isso foi esclarecido posteriormente.

Loop decidiu rescindir seu contrato com a INTZ devido a discordâncias que surgiram durante uma conversa com a organização, uma decisão que foi informada tanto à INTZ quanto à Riot Games. Ele também expressou sua frustração com a forma como a situação foi tratada, criticando aqueles que ofenderam seu pai, que saiu em sua defesa.

A KaBuM, por sua vez, garante que o investimento milionário e os planos ambiciosos para 2024 não têm relação com os resultados ruins de 2023, mas sim com um planejamento financeiro estratégico e a busca constante pela excelência. “Estamos construindo uma estrutura sólida para garantir o sucesso a longo prazo”, afirmou o executivo.

Enquanto a KaBuM se prepara para uma temporada de redenção, os fãs e a comunidade de eSports aguardam ansiosamente para ver como essa história se desenrolará, com a promessa de muitas emoções e reviravoltas nos próximos capítulos.

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BGS

O Brasil está entre os 10 países com mais fãs de eSports no mundo

Pesquisa também aponta mercado extremamente lucrativo para jogadores profissionais de eSports.

Eric Colombo

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Pesquisa também aponta mercado extremamente lucrativo para jogadores profissionais de eSports.

Em 2012, a Brasil Game Show (BGS) sediou o primeiro torneio oficial de League of Legends (LoL) do Brasil, desde então, a presença brasileira no cenário de eSports tem crescido significativamente. Atualmente, os eSports têm se tornado uma oportunidade de carreira para muitos jovens que jogam por diversão, que resultou em 8,6 mil profissionais no país. Metade desses atletas, 4.388, ainda participa de competições em 2023.

Um estudo recente publicado no site Aposta Legal, analisou mais de 5.000 buscas no Google por palavras relacionadas aos eSports, combinadas com dados fornecidos pela plataforma eSports Earnings e Liquipédia. O objetivo do estudo foi verificar a popularidade dos esportes eletrônicos no Brasil em 2023, além de analisar a posição do país nos rankings globais.

Com quatro milhões de buscas mundiais pela sigla eSports, o Brasil ocupa o sétimo lugar entre os maiores fãs do mundo, representando 3% das pesquisas mundiais por palavra. O país fica atrás apenas de grandes potências dos eSports, como Espanha (7,4 milhões de buscas), Filipinas (4,5 milhões) e Canadá (4,1 milhões).

De acordo com a pesquisa, neste ano, o Brasil está em oitavo lugar como o país com mais jogadores profissionais em atividade no mundo, ficando logo atrás da China (6.990 atletas), Alemanha (5.786), França (5.407 jogadores) e Reino Unido (4.560).

Segundo o feedback do proprietário deste site, os jogadores brasileiros estão extremamente dispostos a investir valores no entretenimento dos jogos online, nas mais diversas categorias, dos cassinos e jogos de azar até clássicos para dispositivos mobile, como Candy Crush Saga e Angry Birds.

Quanto aos jogos de eSports mais populares no Brasil, o estudo indicou que o Fortnite é o mais procurado entre os jogadores, com 507 mil buscas no Google. Valorant aparece em segundo lugar, com 365 mil buscas pelo jogo no país. Em terceiro lugar vem Free Fire, com 288 mil buscas, seguido pelo League of Legends, com 198 mil buscas. Dota, um dos pioneiros dos eSports, não está entre os mais procurados.

Os paranaenses são os que mais pesquisam sobre o jogo Fortnite em 2023, e no Distrito Federal, o Valorant e o Overwatch são os jogos mais jogados pelos moradores. No estado do Maranhão, os jogos preferidos são o Free Fire e o eFootball.

O estudo também indicou os jogadores de eSports brasileiros que mais faturam no país. O capitão e in-game leader da G2 Esports, Karl “Alem4o” Zarth, é o jogador mais bem-sucedido, com 206 mil dólares em prêmios só neste ano. Gabriel “volpz” Fernandes é o novo membro do Team Liquid e, em abril, embolsou US$ 5.497,00 na Liga Brasil 2023. Gustavo “Herdsz” Herdina está jogando atualmente como in-game leader para o W7M Esports e já ganhou US$ 94.711,00 em 2023, com seu maior faturamento sendo de US$ 25.804,00 em 2022.

A pesquisa conclui que o faturamento total dos dez jogadores mais bem-sucedidos na lista em 2023 é de US$ 808.298,00, superando a marca de R$ 4 milhões.

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League of Legends

CBLoL abre inscrições para seleção de equipes em novo modelo de Liga

Bruna Andrade

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Previsão é de que parcerias de longo prazo passem a vigorar a partir de 2021

A Riot Games, desenvolvedora de jogos e organizadora do Campeonato Brasileiro de League of Legends, o CBLoL, anuncia nesta quinta-feira, 4, o início das inscrições para o modelo de parceria de longo prazo, uma iniciativa que muda a estrutura do torneio no Brasil a partir da Temporada de 2021. Para participar da seleção, as equipes interessadas devem seguir as instruções detalhadas no site LoL Esports BR. O prazo final para as inscrições termina em 28 de junho de 2020.

O projeto foi concebido com o objetivo de oferecer um cenário de maior estabilidade para o crescimento das organizações, que passam a não ser rebaixadas a cada etapa do torneio. Desse modo, os times passam a ter previsibilidade de sua permanência no campeonato, o que permite às equipes desenvolver projetos esportivos, administrativos, comerciais e financeiros com uma visão de longo prazo.

Garantindo aos times estabilidade, as equipes podem planejar o crescimento gradual e a evolução de suas operações de forma sustentável. A Liga também se beneficia de um cenário mais sólido, pois ao garantir condições mais saudáveis ao desenvolvimento das organizações, trará menos disparidade entre os times e, consequentemente, mais competitividade e progresso do desempenho esportivo como um todo.

“Criamos um modelo totalmente adaptado para o mercado brasileiro, com base nos aprendizados de ligas como a LCS e a LEC”, afirma Carlos Antunes, head de Esports da Riot Games no Brasil. “Mas também consideramos características específicas de nosso mercado e região”, completa. 

O modelo de parceria de longo prazo, além de criar relações duradouras com as organizações, também regula mecanismos que incentivam a competitividade esportiva, geração de novas receitas para compartilhamento entre os parceiros e o estímulo ao surgimento de novos talentos para as equipes.

Para garantir total isonomia e transparência com as organizações interessadas em fazer a inscrição, detalhes sobre a mecânica do modelo de parceria de longo prazo serão divulgados publicamente em breve. Por ora, apenas os integrantes da seleção terão acesso ao projeto, na íntegra, mediante acordo de confidencialidade. 

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