Eai pessoal, pra quem não me conhece, sou o Kevin do Laboratório de Zaun, e este é meu primeiro artigo aqui e também o primeiro da série “Erros comuns nas itemizações”. Nesta série, trago análises sobre 6 erros simples e comuns na hora de comprar os itens para seus campeões. Espero que gostem.
Chapéu da morte de Rabadon como 1º, 2º ou 3º item
Vários Mid-Laners pegam uma vantagem e já compram o logo no início da partida só porque ele dá muito AP. Pensam que o AP é o fator decisivo para dar dano.
Na verdade, o , é um ítem escalável. Ele aumenta em 35% o seu AP TOTAL em qualquer ponto do jogo, o que convenhamos, NÃO é muito no começo do jogo.
No começo/meio do jogo, você deve focar em outros status para dar dano:
–Penetração mágica: , e (Melhor forma de dar dano no geral)
–Redução de recarga: e (Melhor forma de dano contínuo)
–Burst situacional: e (Melhor forma de dano burst)
–Sobrevivência: , e (Melhor forma de dar dano enquanto fica vivo por bastante tempo)
Apesar da viabilidade e quantidade do AP do para os magos, ele só é viável como 5º ou 6º item, quando você já fechou todos os outros itens superiores.
Por exemplo: O ou dão mais dano por CUSTO comparado com o , mesmo se o adversário possuir menos resistência mágica, então é INDICADO comprar estes itens antes.
Algumas pessoas podem falar que o é inferior ao por conta do wave clear que ele não tem. Mas, você ainda consegue matar com 1 habilidade as tropas conjuradoras com qualquer um dos dois itens. Já as tropas corpo-a-corpo, nem o , ou o fazem esse serviço (A não ser que você tenha mais de 700 de AP). Ou seja, o AP extra NÃO tem impacto no wave clear.
Por último, mas não menos importante, a única vez que o é viável como 2º ou 3º item, é quando seu campeão é voltado pra utilidade e possua algum escudo ou cura que se beneficie do seu AP TOTAL. Ex: , , , etc.
MATEMÁGICAMENTE FALANDO:
Imaginem o seguinte cenário:
Uma skill da 200 de dano BASE + Seu AP total x 1.0 (Ratio da skill). No começo do jogo, os adversários geralmente possuem em torno de 40% de resistência mágica.
COM :
Se voce tiver 100 de AP e comprar um , seu AP sobe pra 220 + 35%AP, ou seja, 297. (vamos arredondar pra 300)
Soma-se os 300 de dano + 200 da skill e temos 500 de dano no total.
Ou seja, dos 500 de dano, 40% é reduzido e você só causa 300.
COM :
Se voce tiver 100 de AP e comprar um , seu AP sobe pra 180 + 35% de penetração mágica.
Soma-se os 180 de dano + 200 da skill e temos 380 de dano no total.
Ou seja, dos 380 de dano, somente 5% é reduzido(você tem 35% de penetração, lembra?) e você causa 361.
Preciso falar mais alguma coisa?
Conclusão:
– é um item escalável que não deve ser comprado antes do 4º item (para a maioria dos magos)
– Recomendo comprar , ou para ter mais dano no começo/meio de jogo, quando os adversários ainda não tem muita resistência mágica.
– É melhor focar em status como Redução de Recarga, penetração mágica ou sobrevivência, do que itens que só são dano.
– O antes ou como 4º item só é viavel em magos que são voltados pra utilidade e possuem alguma habilidade que escale com AP (Curas, escudos etc).
– O só se torna viável no mid/late game pois sua passiva aumenta em 35% todo seu poder de habilidade. Ou seja, quanto mais tarde comprar, mais útil ele se torna.
Bom pessoal, esse foi o primeiro artigo da série “Erros comuns de itemização”, a série conta com 6 artigos deste tipo. Quem gostou ou tem alguma crítica, deixem ai nos comentários que eu vou responder todas!