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Dando continuidade a entrevista com os jogadores da INTZ que lançamos semana passada, chegou a vez de incomodarmos um pouquinho o psicólogo Claudio Godoi e o Assistant Coach Lucas Pierre, para entender um pouco melhor como funciona a staff de um time do CBLoL, e entender melhor como funciona a preparação dos players.

Confira nossa conversa!

Claudio, Houve algum jogador que o trabalho psicológico ajudou mais? E como foi lidar com a mudança de time para esse split?

Claudio: Não teve nenhum jogador que teve algo específico, eu trabalhei pelo menos nos aspectos da psicologia com todos eles, a maior parte do trabalho é em equipe, sempre pegamos uns aspectos individuais de um jogador ou outro, mas o grande objetivo é fazê-los funcionar como um time.

Em relação a troca dos jogadores, o trabalho em si, a base do trabalho continua a mesma, a diferença é que como estamos com uma equipe nova tudo isso precisou começar do 0. Se você troca um jogador você tem uma equipe diferente, que funciona de maneira diferente. Então eu sempre trabalho com base em avaliar o que está acontecendo nas dinâmicas ou como está o funcionamento de cada um em relação aos outros e intervir para que isso funcione de uma melhor forma, então em si isso continua da mesma forma.

Quando se passa muito tempo com as mesmas pessoas a convivência fica desgastada, você acha que foi por isso que houve mudança no time?

Claudio: Eu acho que não, até porque sempre se tem algum desgaste mesmo com aquele cara que é mais seu amigo. Eventualmente alguma coisinha que antes incomodava um pouquinho vai virando uma bola de neve.

No time anterior a gente teve um desgaste por não conseguir ter férias, porque conforme você ganha o primeiro campeonato você recebe a vaga para um outro, e jogando esse outro  o time ganha uma vaga para mais um. Essa é uma consequência  de ter um time que não perdeu, como foi a INTZ ano passado, eles não tiveram um minuto de descanso no decorrer de todos os campeonatos que participaram, a carga de trabalho vai exaustando, o nível de responsabilidade vai aumentando e eu acredito que isso vai levando a um desgaste, mas nós íamos trabalhando.

Em situações de convivência o que acaba desgastando são as pequenas coisas, por exemplo, o cara que deixa a pasta de dente aberta, aí você acha que é pouco de você falar sobre aquilo, isso vai virando um incômodo e às vezes você está em um dia ruim e isso tende a explodir.

O trabalho psicológico abrange isso, mas ele não é só isso. Mas, com o foco de fazer você conviver mais fácil com essas pessoas e com isso você conquistar um melhor vínculo e um jogo rolando mais fluido.

Claudio você acabou de falar sobre essa falta de férias para o time de 2016. Como está sendo a preparação com esse atual time já que vocês tem reais chances de ganhar o CBLoL, conquistando assim vaga pra outro campeonato.

Claudio: É um pouco cedo para dizer, o nosso objetivo é que tenha esse desgaste que a gente vá para o MSI, depois volte, jogue o segundo split,  depois o mundial e siga assim, mas o que incomoda é esse desgaste é que é muito individual, não seria nem no aspecto jogador então vai ser trabalhado mas a forma que será trabalhado depende muito da situação do que estará acontecendo no momento.

E para você Pierre como que é essa preparação para que caso aconteça o mesmo que houve em 2016 o time esteja mais preparado?

Pierre: Primeiramente estamos pensando no semana a semana, pegar os playoffs, jogar os playoffs, jogar a final, temos que dar um passo de cada vez e obviamente a gente almeja chegar no MSI, ir bem no MSI, e ganhar.

Mas, o ponto é que a gente não pode sofrer por antecipação, claro que a gente tem uma noção de que o competitivo na verdade quando ele começa ele é não é uma disputa de corrida de velocidade, ele é uma corrida de resistência principalmente para quem ganha e fica por muito tempo no topo como a INTZ ficou no ano passado, a gente tem sim o planejamento para esse tipo de coisa como por exemplo, nesse carnaval a gente teve um descanso, alguns times treinaram manhã, tarde e noite em dias que eles poderiam estar descansando e isso fez uma diferença boa para o nosso time por exemplo, refrescou a mente dos jogadores.
A gente também tem atividades corriqueiras de relaxamento, meditação, temos um planejamento para caso obviamente a gente chegue nos próximos campeonatos a gente consiga dar esse pequeno descanso e uma respirada.

Claudio e Pierre

Quero saber isso dos dois, nós vimos que nos outros times que o Ayel passou ele recebeu muitas críticas, na última entrevista que tivemos com o Micão ele nos contou que o Ayel é muito empolgado e que às vezes eles precisam controlar essa empolgação do Ayel, como está sendo o trabalho com ele?

Claudio: O Ayel é um jogador extremamente polido mecanicamente e ele tem essa coisa de por exemplo, se ele começa a ganhar no jogo, ele logo se anima, grita, e uma coisa que a gente teve que ir com calma, é que às vezes e dentro do macro play funciona, você matar um jogador de um lado do mapa para você conseguir objetivos do outro lado. E as vezes ele se empolgava nessas ações e ele queria dar TP rápido, eu não sei o quanto isso atrapalhava ele no dentro dos time, mas em si a gente conseguiu uma união entre ele e os outros jogadores até no aspecto pessoal já que eles curtem juntos, eles saem juntos, eles tem esse envolvimento pessoal que facilita bastante essa convivência entre eles.

Pierre: O Ayel, pelo menos uma impressão pessoal que eu tenho dele, é que ele é um menino que tem um potencial infinito de evolução, ele é um cara que tem um potencial muito grande e um cara muito coração, muito emotivo e sempre foi e da pra perceber nele isso diariamente. Mas, lá dentro da INTZ, além dele ter um ambiente competitivamente bom, e todo mundo levantar a moral dele, saber como ele joga, a gente ao mesmo tempo conseguiu trazer essa emoção dele junto com o racional.

Não é cortar o estilo dele nem nada assim, mas pegamos a parte boa que o emocional dele traz para o jogo nessa questão do protagonismo, da liderança e de jogar para frente e colocamos isso em um ambiente estratégico onde podíamos usar isso muito bem.
Hoje ele não só se sente incluído como em uma família, mas também mais livre para poder exercer o potencial dele e esse destravamento ainda não tinha acontecido.

E Pierre, sobre o novato Envy, como foi a preparação dele para o CBLoL?já que vimos que nas primeiras semanas ele aparentava um nervosismo que sumiu para essa série de vitórias da INTZ.

Pierre: O Envy é um menino novo, nosso bebezinho (risos), e ao mesmo tempo é um cara que tem uma cabeça madura muitos falam que pessoas novas demoram para se adaptar, mas como ele é um cara que tem uma maturidade muito grande para entender o jogo e entender a nova fase da vida dele ele assimilou isso muito bem, e isso não vem do nada isso é algo que ele tinha há muito tempo, ele sonhava com o CBLoL, queria participar do competitivo, então mesmo ele não tendo uma passagem tão longa como outros jogadore, ele já veio com uma cabeça muito bem preparada para aprender.

O mais importante de um bom aluno é a cabeça preparada para receber informação, e isso se aliou ao fato de ter um excelente professor que é o Peter Dun, e um excelente psicólogo e um excelente ambiente, ele chegou e se encaixou como uma luva para o time e o fato dele ter jogado menos solto nas primeira semanas é realmente uma questão natural, uma barreira natural que você tem que vencer e a ficha dele caiu muito rápido e é isso que está dando esse destaque para ele.

Houve muitas mudanças no time para esse split uma delas foi a saída do coach Alex, o quanto essa saída mudou para o time, na sua opinião Pierre?

Pierre: Eu não posso falar por experiência, porque eu entrei faz pouco tempo, mas apesar do Alex ter saído eu acho que a principal parte do trabalho ficou, que é a questão do ambiente e o Peter já vinha trabalhando com eles a 1 ano mesmo que de longe, então eu acho que a essência e a estrutura da staff foi envolta dele. Eu acho que isso deu para sentir diferenças tanto na troca de players quanto na troca de staff.

Mas, é um trabalho sempre contínuo de manter sempre o mesmo ambiente, de manter a mesma qualidade de ensino e aprendizagem no time.

Nós viamos que muitos diziam que a INTZ de 2016 tinha problema de comunicação com o Alex devido a barragem linguística, esse foi um dos pontos levados em consideração na escolha do Claudio no estúdio com os meninos?

Pierre: Na verdade não, a gente teve um problema com o Peter porque ele precisou se ausentar, e eu acho que a maioria das pessoas sabem que ele teve que se ausentar uma vez e talvez ele tenha que se ausentar novamente em breve por conta de problemas de saúde da família que ele tem lá fora.

Então por isso a INTZ optou por colocar alguém que esteja presente o tempo todo, no caso o Cláudio que já está trabalhando a mais tempo com a equipe, e essa foi a opção mais segura para a gente. E é por isso que o Cláudio está lá, não por ruídos na comunicação nem nada do tipo.
Mas, estamos estudando a opção do Peter assumir em breve e possivelmente veremos ele no palco fazendo o draft.

Quero a sua opinião pessoal e profissional sobre o porque a Keyd não emplacou ainda, já que temos a Red Canids e a INTZ que são times novos que estão dando aula de sincronia e bom jogo?

Pierre: Eu sou mais assitente de coach do que propriamente analista, mas vamos lá. O que eu enxergo é que o maior problema da Keyd não é questão de individual, de grupo ou de repente a staff, o maior problema da Keyd foi principalmente na montagem do time.

A montagem do time levou mais em consideração os nomes do que encaixe, para que você faça uma equipe funcionar é necessário que você crie uma equipe, você precisa criar um grupo e nesse grupo criar um senso de trabalho em equipe, de como jogar, movimentar idéias de como fazer as coisas unidos e colocar todo mundo na mesma roda, aí sim você começa a rodar e as coisas começam a sair mais perfeitas.

Então talvez o problema da Keyd seja mais no começo, na questão da montagem do time realmente. Eles tem ótimos jogadores, não só os dois que saíram da INTZ mas o Esa, o Takeshi e o Zirigui eles são muito bons e tem muito futuro pela frente. Mesmo que eles não consigam o playoff nesse split.

Acho que houve um pouquinho de afobamento na hora de montar o time, “Vamos trazer um monte de estrelas e fazer funcionar pegando o melhor que tem aqui, o melhor que tem ali”, e não pensar nessa questão de equipe em si.

 

É isso ai gente, essa foi nossa conversa com o Pierre e com o Claudio, espero que tenham gostado, e não esqueçam de continuar mandando suas perguntas!

E não se esqueça dia 11/03 às 13 horas começa a última semana da fase de grupos do CBLoL!

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Bruna Andrade - Conhecida por ai como Nana ou Pandora Nana, cosplayer, geek, publicitaria, streamer e redatora da Gaming News. Louca por jogos e e-sports. Me segue lá nas redes sociais: Instagram: @pandora.nana Twitter: @pandoranana_

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Notícias - League of Legends

Aberta a votação para o All Star 2018

Bruna Andrade

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Aberta a votação para o All Star 2018

Para fechar o calendário competitivo anual de League of Legends (LoL) com chave de ouro, a Riot promove o All Star 2018, um torneio que reúne os melhores jogadores das 14 ligas para um campeonato divertido e dinâmico, que enfatiza e celebra as coisas que os fãs mais amam do League: o jogo, a comunidade e a competição.

Com formato repaginado, criado para oferecer três dias de competição acelerada e momentos únicos, o All Star 2018 acontece de 6 a 8 de dezembro, na Esports Arena, em Las Vegas. Cada região será representada por seis jogadores, sendo dois deles escolhidos pela torcida por meio de uma votação que começa nesta quarta, 17 de outubro, a partir das 14h. É possível votar por uma semana, até o dia 24 de outubro, também às 14h.

Participarão do All Star 2018 uma seleção de aproximadamente 64 estrelas, incluindo:

  • 2 profissionais de cada região competitiva, conforme votação dos fãs;
  • 2 a 3 Parceiros do League (casters, cosplayers, membros ilustres da comunidade do LoL, etc.) de cada região, convidados pela Riot Games;
  • 4 jogadores profissionais, parte dos “Convidados All-Star”, escolhidos pela Riot após a conclusão da votação dos fãs.

All-Star 2018

Quando: de 6 a 8 de dezembro (quinta-feira a sábado)

Onde: Esports Arena, Las Vegas (Estados Unidos)

Horários de transmissão: A definir

Encerramento da votação: 24/10, às 14h

Onde votar: LoL Esports BR (https://br.lolesports.com/)

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League of Legends

All-Star 2018: Riot promete inovar esse ano!

Bruna Andrade

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All-Star 2018: Riot promete inovar esse ano!

Após o feedback dos profissionais e dos fãs em dezembro teremos de volta o Evento All-Star 2018 em um novo formato, com ênfase em celebrar as coisas que os fãs mais amam do League segundo a desenvolvedora Riot Games.

Quando e onde?

  • Esports Arena, Las Vegas
  • De 6 a 8 de dezembro

O Evento All-Star 2018 no Esports Arena em Las Vegas. Apesar do espaço para espectadores presenciais ser limitado de certa forma, o local nos permitirá oferecer uma transmissão e programação ao vivo. Também nos dá uma oportunidade de providenciar aos participantes presentes no evento uma incrível experiência em Las Vegas para celebrar o fim do ano competitivo.

O All-Star acontecerá de 6 a 8 de dezembro e informações sobre a venda de ingressos serão publicadas nas próximas semanas.

Quem vai comparecer?

Aproximadamente uma seleção de 64 All-Stars incluindo:

  • 2 profissionais de cada região competitiva, conforme votado pelos fãs;
  • 2 a 3 Parceiros do League (streamers, membros ilustres da comunidade do LoL, etc.) de cada região, escolhidos pela Riot Games;
  • 4 jogadores profissionais dos “Convidados All-Star”, escolhidos pela Riot após a conclusão da votação dos fãs.

A proposta da Riot é que seja um evento para toda a comunidade do League, então, além dos profissionais, teremos  membros selecionados do Programa de Parceria do League de cada região. Estes podem ser alguns dos seus streamers preferidos, cosplayers, criadores de conteúdo e muito mais. A escalação completa dos parceiros que participarão do All-Star será anunciada logo antes do começo do evento.

Também queremos nos certificar de que este seja um evento globalmente inclusivo que todo e qualquer fã ao redor do mundo possa aproveitar. Assim, traremos participantes (profissionais e parceiros) de todas as nossas 14 regiões competitivas. Aqui está como esses profissionais serão escolhidos:

  • Fãs votarão em dois profissionais de sua liga regional para mandá-los para o All-Star;
    • Os profissionais estarão elegíveis na região em que jogaram a etapa competitiva mais recente;
    • A seleção de candidatos elegíveis será limitada a 20 jogadores profissionais mais proeminentes de cada região;
    • Pelo menos um profissional de cada equipe e pelo menos dois profissionais de cada função serão incluídos na seleção de candidatos;
  • Fãs poderão votar para outras regiões também, no entanto, votos estrangeiros serão ponderados para não ocuparem mais de 20% do total de votos em qualquer região;
  • Os top 2 mais votados (independente de equipe ou função) em cada região serão convidados para participar do All-Star;
  • Atualizações nas colocações serão providenciadas diariamente nos canais sociais do LoL Esports.

A votação começará no dia 17 de outubro e permanecerá aberta por aproximadamente uma semana. Fique atento ao br.lolesports.com e às redes sociais do LoL Esports para não perder o início e fim exato da votação.

Além dos 28 profissionais votados pelos fãs, vamos manter quatro vagas convocatórias para preencher os espaços restantes na chave de 32 pessoas. Esses serão selecionados depois do fim da votação e anunciados antes do começo do evento.

O que eles jogarão?

  • Torneio All-Star 1v1
  • Torneio de Caridade 2v2
  • Partidas de rivalidade regional
  • Ocidente vs. Oriente MD5
  • Modos de jogo alternados com equipes misturadas

O formato do All-Star deste ano foi reformulado para garantir três dias de competição acelerada e promete ser algo para todos:

  • Torneio All-Star 1v1 – Todos os 32 jogadores profissionais participam do Torneio 1v1 do All-Star 2018. Se eles vão apelar ou trolar só depende deles, mas teremos um troféu irado do Draven e o título de campeão 1v1 2018 em jogo;
  • Torneio de Caridade 2v2 – Novo no All-Star 2018, veremos os profissionais e parceiros formarem pares para competir em partidas 2v2 no Howling Abyss. Eles estarão jogando por uma doação para a caridade em seus nomes, por uma causa a ser escolhida por eles (com guia da iniciativa Riot Karma);
  • Partidas de rivalidade regional – Um toque All-Star na rivalidade regional, que destacará equipes compostas por profissionais e parceiros. Os confrontos incluirão NA vs. EU, China vs. Coreia e muito mais!
  • Duelo All-Star Ocidente vs. Oriente – Outra novidade este ano será nosso duelo All-Star Ocidente vs. Oriente. Criaremos equipes com profissionais orientais e ocidentais para competir em um conjunto de três partidas, com os jogadores rotacionando após cada partida no conjunto.
  • Modos de jogo alternados com equipes misturadas – Por fim, no decorrer de cada dia, teremos equipes misturadas participando de modos de jogo alternados. Fiquem ligados para uma listagem dos modos de jogo a serem anunciados, juntamente com outros detalhes, logo antes do evento. Vai ser uma blitz e tanto.

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League of Legends

Duas novas divisões ranqueadas para o LoL

Bruna Andrade

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O novo sistema ranqueado é uma das grandes promessas da Riot Games para o LoL (League of Leagends). Através de uma nova publicação do “blog do desenvolvedor” a empresa revelou mais novidades sobre ele.

A principal mudança está na chegada de duas novas divisões, “Ferro” e “Grão Mestre”. Ferro será a primeira divisão – que virá antes do Bronze. Já a divisão Grão-Mestre, ficará entre Mestre e Desafiante!

“O primeiro tier, Ferro, virá antes do Bronze para dar a esses jogadores uma oportunidade de conseguir um reconhecimento melhor conforme melhoram no jogo. O segundo tier é o Grão-Mestre, que ficará entre Mestre e Desafiante, e nos permitirá realizar uma recalibragem há muito adiada no topo da escada e diferenciar melhor esses jogadores com base em suas habilidades”, explicou o rioter Sapmagic.

 

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