Connect with us

Cobertura

Dr Puppet avalia jogos do primeiro dia do Mundial

Pandora Nana

Published

on

worlds_header_2_1920x1080

Análise Mundial – Dia 1


 

Fnatic vs IG

 

Draft

 

Fnatic fez o draft deles focando em parar a top lane da IG. Com um pick cedo da Elise, a  Fnatic conseguiu segurar um pick forte early/mid para poder abusar da pressão na rota superior com muita pressão no push da Sivir e Azir.

O pick do Shen dá, automaticamente, pressão na rota superior por causa de seu ultimate.

Continuando, a Fnatic respondeu o pick de riven com um counter, Hecarim.

O pick de Ashe e Viktor pela IG é em geral muito bom contra o estilo de Fnatic por causa da forte iniciação e do wave clear.

 

Picks

 

Blue                           Red

Top: Hecarim           Top: Riven

Jungle: Elise            Jungle: Skarner

Mid: Azir                   Mid: Viktor

ADC: Sivir                 ADC: Ashe

Support: Shen        Support: Thresh

 

Condições de Vitória

 

Fnatic tinha que dar um shutdown na Riven e na Ashe para ter o midgame mais forte e conseguir ganhá-lo.

Fnatic iniciou uma inversão de rotas para aplicar o shutdown na Riven e na Ashe. O Interessante nisso é que eles cometeram um erro e mesmo fazendo a inversão 4×0 e com o erro, não conseguiram destruir a torre.

Porém, eles adquiriram vantagem sobre o adc e top em termos de farm e experiência.

Usando o efeito de bola de neve, eles usaram o push em 3 rotas para criar pressão e se movimentar pelo mapa para achar picks e realizar objetivos. O MVP do jogo foi, claramente, Febiven. Ele controlava as fights com seu Azir. Salvou o Rekkles e um barão nesse jogo com ótimas ultimates. Fnatic jogou um jogo muito limpo.

 

C9 vs AHQ

Draft

 

O Draft desse jogo foi muito interessante, foram varios picks que estão sendo muito usados nas Filas Ranqueadas no momento. Tivemos, por exemplo, Darius e Veigar nesse jogo.

AHQ jogou Rengar, Darius e Fizz, ou seja, caso ganhassem a lane, ganhavam a partida. Pelo fato de não possuírem wave clear, ficariam vulneráveis se não conseguissem realizar o efeito bola de neve. Um ponto interessante foi o pick surpresa de Morgana pelo Lemonation.

 

Picks

 

Blue                                           Red

 

Top: Gangplank                      Top: Darius

Jungle: Lee Sin                      Jungle: Rengar

Mid: Veigar                              Mid: Fizz

ADC: Tristana                         ADC: Kalista

Support: Morgana                Support: Braum

 

Condições de Vitória

 

Para a AHQ ganhar esse jogo eles teriam que sair da fase de rota com uma vantagem muito grande, caso contrário, a falta de waveclear iria ser muito difícil de se lidar.

Enquanto a C9 so precisava farmar, já que estão jogando com Gangplank e Veigar, dois campeões que só precisam farmar para escalar. No Early Game os dois times optaram por uma inversão, para responder o Gangplank do Balls e o Darius da AHQ. A AHQ poderia ter conquistado uma grande vantagem caso a Kalista tivesse dado um Freeze na Rota Inferior.. Assim, tiraria o Gangplank do Jogo. Depois de um bom gank do Mountain no meio para ajudar o Westdoor, a AHQ conseguiu começar o efeito bola de neve. Porém, o problema que ocorreu depois desse momento, salvo o Westdoor os jogadores entraram em um tilt(perderam o controle). Mountain não acertou um gank, e em todas as lutas a AHQ só andava de forma individual para encarar as paredes do Veigar jogadas pelo Incarnation. No geral, foi um jogo bom do lado da C9 que conseguiu usar a Tristana do Sneaky bem e lutar boas teamfights. Porém, ninguém da C9 se destacou ou realmente jogou bem, exceto Lemonation, que acertou quase todos os bindings de Morgana e o Incarnation, cuja performance de Veigar foi sensacional.

 

SKT T1 vs H2K

Draft

 

O Draft da SKT foi focado a splitpush com a famosa formacao 1-3-1.

Enquanto H2K tentou dar um counter para essa composição, indo para um forte Early/Mid Game. Interessante dessa fase de Draft foi o primeiro pick de Elise, novamente. Porém, desta vez para SKT T1.

Tambem foi opção da H2K de deixar Fiora livre e pegar Gnar para Odoamne.

 

Picks

 

Blue                                         Red

 

Top: Fiora                               Top: Gnar

Jungle: Elise                         Jungle: Gragas

Mid: Azir                                Mid: Le Blanc

ADC: Tristana                       ADC: Sivir

Support: Allistar                 Support: Braum

 

Condições de Vitória

 

SKT T1 tinha apenas que farmar e sobreviver, não deixando a H2K conseguir dar um snowball.

A H2K conseguiu levar pequenas vantagens para o Mid Laner e Ad Carry, enquanto a SKT teve como foco dar mais farm para o Marin na Rota Superior. O Interessante foi a pequena vantagem que a H2K conseguiu conquistar na inversão e em pequenas lutas. Até por volta dos 20 minutos de jogo, H2K decidiu arriscar demais em uma luta no dragão, deixando que o Marin virasse o jogo para a SKT.

Marin ficou muito forte depois do triple kill adquirido nessa luta. A Fiora de Marin estava tão forte que nãoera mais possível pará-la. E é necessário apenas um erro para a SKT puní-lo de uma maneira que fica muitíssimo difícil voltar para o jogo.

 

EDG vs BKT

 

Draft

 

EDG fez um draft seguro e com picks fortes desse patch(5.18), como Darius e Skarner. Enquanto a BKT foi para uma composição de dano, com Maokai, Zed e Vayne.

 

Picks

 

Blue                                       Red

 

Top: Darius                           Top: Maokai

Jungle: Skarner                  Jungle: Rek’sai

Mid: Gangplank                  Mid: Zed

ADC: Jinx                             ADC: Vayne

Support: Thresh                Support: Braum

 

Condições de Vitória

 

BKT precisava realizar um snowball muito forte já que o unico carregador em potencial é o Zed, então precisavam fazê-lo sair da Fase de Rotas bem. Enquanto a composição da EDG é em geral melhor para escalar, em split e começa a fazer pick offs logo que eles chegam ao ponto de força do nível 6.

 

O Jogo terminou muito rápido, já aos 3 minutos a BKT tento dar um gank de 4 pessoas na rota do meio e a EDG respondeu fazendo um dive de 4 pessoas logo depois. Nesse dive do bot, a EDG conseguiu 3 kills para o Deft. Deixando-o muito forte e acabando com o jogo 17 minutos depois por surrender.

 

CLG x Flash Wolves

 

Picks

 

Blue                                           Red

 

Top: Darius                              Top: Gnar

Jungle: Elise                           Jungle: Rek’sai

Mid: Lulu                                 Mid: Ekko

ADC: Jinx                                ADC: Tristana

Support: Allistar                   Support: Braum

 

Condições de Vitória

 

Para ganhar o jogo, a CLG precisava grupar 4 pessoas no meio e ir em busca de objetivos, enquanto o Darius fazia o splitpush. A condição para ganhar o jogo para Flash Wolves seria encaixar bons pick-offs ao longo do jogo.

A CLG não começou com um early game forte como na NA LCS FINALS contra a TSM. Eles fizeram uma boa falsa inversão no inicio da partida, mas apenas isso.Teve em geral muitos erros por parte deles. Na minha opinião, por parte da Flash Wolves, o único que se destacou foi o Jungler, o Karsa, que conseguiu criar boas lutas a favor de seu time. E já que a CLG bobeou várias vezes de se agrupar e empurrar uma rota, ele usou este erro para mantê-los no jogo.

Mesmo com vários erros, a CLG tinha um Draft que não os deixava perder lutas contra o draft da Flash wolves e, assim, conseguiram ganhar o jogo

 

paiN Gaming vs KOO Tigers

Draft

 

Os dois drafts ficaram muito bons. Enquanto a paiN decidiu ir para uma composição que escala bem no Late Game e splitpush, a KOO Tigers decidiu responder com muito hard engage.

 

Picks

 

Blue                                            Red

 

Top: Darius                                Top: Gnar

Jungle: Elise                             Jungle: Lee Sin

Mid: Azir                                    Mid: Ahri

ADC: Sivir                                  ADC: Ashe

Support: Allistar                     Support: Thresh

 

Condições de Vitória

 

A codição para a paiN ganhar era clara: Evitar lutas e jogar no splitpsuh. E o que a KOO Tigers queria fazer era dar um snowball a favor da Ahri e encaixar pick-offs com o Thresh e Ashe. E parar o Darius do Mylon.

A paiN começou o jogo com uma linda armadilha na selva da KOO Tigers.

Além de se adaptar bem à inversão. O jogo estava bem igualado durante os primeiros 15 minutos de jogo, porém, os dois jogadores que fizeram a diferença foram Kami e Gorilla. Enquanto Kami estava lutando e tentando carregar com belas ultimates do Azir para conseguir objetivos no mapa, o Gorilla com seu Thresh estava fazendo plays incríveis, principalmente dando pickoffs no Mylon. O problema que surgiu disto, foi que a paiN começou a lutar e jogar o jogo da KOO Tigers. A paiN entrava em posições de luta ou simplesmente a KOO Tigers conseguia dar pick-offs sem problemas, o que fez a paiN perder o jogo. Porque essa composição da paiN era forte em evitar lutas para fazer split e escalar no jogo, e eles fizeram o contrário.


Siga o Dr. Puppet em suas redes sociais!

https://www.facebook.com/DrPuppetlp
https://twitter.com/drpuppetlp
https://www.youtube.com/user/DrPuppetlp

 

Abraços!

Comments

comments

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Cobertura

Jack Gleeson, o temido Rei Joffrey de Game of Thrones, desembarca no Brasil para o Sana 2026

Pandora Nana

Published

on

Fortaleza se prepara para receber Jack Gleeson

O ator Jack Gleeson, conhecido mundialmente por interpretar o odiado Rei Joffrey Baratheon em Game of Thrones, está confirmado no Sana 2026. O evento, um dos maiores de cultura geek do Brasil, acontece de 30 de janeiro a 1º de fevereiro de 2026, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza.

A presença de Gleeson promete ser um dos momentos mais aguardados desta edição, reforçando a tradição do Sana de trazer grandes nomes da cultura pop internacional.


Outras estrelas já confirmadas

Além de Gleeson, o público poderá conhecer de perto outros nomes de peso da TV. Entre eles estão Clive Standen, o Rollo da série Vikings, e Lucy Martin, a Rainha Ingrid da mesma produção.

Com esse trio, o Sana 2026 promete agradar tanto os fãs de fantasia medieval quanto os apaixonados por histórias nórdicas, criando um encontro que atravessa gerações de apaixonados por séries e cultura geek.

“É uma enorme satisfação poder anunciar Jack Gleeson como uma das grandes estrelas do Sana 2026 parte 1. Ele marcou a série com sua atuação em Game of Thrones e tenho certeza de que será um encontro inesquecível para o público”, afirma Daniel Braga, presidente da Fundação Cultural Nipônica Brasileira, organizadora do evento.


Tradição de grandes atrações internacionais

O Sana tem um histórico de receber estrelas que marcaram gerações. Em edições passadas, o público brasileiro já encontrou nomes como Tichina Arnold, de Todo Mundo Odeia o Chris, além de artistas japoneses consagrados.

Em 2025, na comemoração de seus 25 anos, o evento promoveu um encontro épico entre os protagonistas de Smallville, Erica Durance e Tom Welling, celebrando a nostalgia de quem cresceu com a série.


O que vem por aí no Sana 2026 – Parte 1

Além das atrações internacionais já confirmadas, o Sana 2026 terá uma programação extensa que será revelada nos próximos meses. Entre as atividades já tradicionais do evento, estão:

  • Esculturas geek em tamanho real;
  • Salas temáticas de universos da cultura pop;
  • Campeonatos de cosplay e apresentações de K-pop;
  • Arena gamer com competições e lançamentos;
  • Palco Art&Fest, dedicado a shows culturais;
  • Área de lojas geek com produtos exclusivos.

A edição promete reforçar o DNA do Sana como espaço que une gerações em torno da cultura pop, consolidando Fortaleza como um dos polos geek mais importantes do Brasil.


Serviço – Sana 2026 (Parte 1)

  • Local: Centro de Eventos do Ceará – Fortaleza/CE
  • Data: 30 e 31 de janeiro e 1º de fevereiro de 2026
  • Horários:
    • Sexta-feira (30/01): 12h às 20h
    • Sábado (31/01): 10h às 20h
    • Domingo (01/02): 10h às 20h
  • Mais informações: portalsana.com.br

Sobre o Sana

Criado em 2001, o Sana é a maior feira multitemática de cultura pop e geek do Norte/Nordeste. O evento reúne anualmente mais de 150 mil visitantes em Fortaleza, oferecendo experiências que vão de cosplays e animes a arenas gamer, shows, youtubers e convidados internacionais.

Nos últimos 10 anos, o Sana já movimentou mais de R$ 200 milhões na economia local, consolidando-se como uma potência cultural e econômica para a cidade.



Com a confirmação de Jack Gleeson, o eterno Rei Joffrey de Game of Thrones, o Sana 2026 já começa a entrar para a lista das edições mais marcantes da história do evento. Fãs de séries, animes, games e cosplay podem esperar uma verdadeira celebração geek em Fortaleza.

Quer continuar por dentro das novidades da cultura pop, do mundo geek e de eventos como esse? Me acompanha no Instagram @pandora.nana e não perca nenhuma atualização.

Comments

comments

Continue Reading

Animes e Mangás

Pokémon estreia na BGS 2025 com estande oficial e experiência de Mega Evolução

Vitor Delfino

Published

on

A Brasil Game Show 2025 (BGS 2025) acaba de confirmar uma grande novidade para os fãs de Pokémon: a The Pokémon Company International fará sua estreia oficial no maior evento de games da América Latina. O estande inédito de 300 m² trará experiências interativas e exclusivas sobre a Mega Evolução de Pokémon, em celebração aos aguardados lançamentos Pokémon Legends: Z-A e a expansão Megaevolução do Pokémon Estampas Ilustradas (TCG).

Pokémon na BGS 2025: experiência de Mega Evolução

No estande, os Treinadores Pokémon poderão aprender como Mega Evoluir seus Pokémon em atividades práticas e imersivas, além de explorar os populares Pokémon Mega Evoluídos que estarão presentes tanto no jogo Pokémon Legends: Z-A quanto na expansão do Pokémon Estampas Ilustradas.

  • Pokémon Legends: Z-A chega em 16 de outubro de 2025 para Nintendo Switch e Nintendo Switch 2.
  • A expansão Megaevolução do Pokémon TCG será lançada em 26 de setembro de 2025.

A importância da estreia de Pokémon na Brasil Game Show

Para Marcelo Tavares, fundador e CEO da Brasil Game Show, a chegada oficial da marca é um marco para a feira:

“A paixão que o público brasileiro e latino-americano tem por Pokémon é inquestionável. Ver a marca reconhecendo isso e se aproximando dos fãs da região por meio da BGS reforça o valor da nossa comunidade gamer.”

O que esperar da BGS 2025

A Brasil Game Show 2025 acontece de 9 a 12 de outubro no Distrito Anhembi, em São Paulo, ocupando todos os cinco pavilhões do espaço. O evento reunirá centenas de marcas e trará atrações internacionais de peso, incluindo:

  • Hideo Kojima (Death Stranding 2),
  • Naoki Hamaguchi (Final Fantasy VII Remake),
  • Yoko Shimomura (trilhas sonoras de Kingdom Hearts e Street Fighter 2).

O público também poderá prestigiar apresentações musicais emocionantes, como PlayStation The Concert e A New World: intimate music from Final Fantasy.

Ingressos para a BGS 2025

Os ingressos já estão disponíveis no site oficial da Brasil Game Show para um ou mais dias de evento.

Comments

comments

Continue Reading

BGS

Brasil Game Show 2025 confirma presença de Yoko Shimomura e celebra a música que marcou gerações

Vitor Delfino

Published

on

Compositora de trilhas icônicas de Kingdom Hearts, Street Fighter II e Final Fantasy XV será homenageada no evento que acompanha a vida de muitos fãs desde 2009

Para quem cresceu com o som de espadas mágicas, combates lendários e jornadas emocionantes, a trilha sonora dos games é mais do que música: é memória, identidade e emoção pura. Em 2025, a Brasil Game Show presta homenagem a um desses pilares da indústria com a presença confirmada da lendária Yoko Shimomura, compositora responsável por algumas das trilhas mais inesquecíveis dos videogames.

Shimomura estará na BGS nos dias 10 e 11 de outubro, participando do BGS Talks, de sessões de Meet and Greet com os fãs e recebendo o Lifetime Achievement Award, prêmio entregue a personalidades que marcaram profundamente a história dos games. Um momento que promete arrepiar quem viveu as aventuras de Kingdom Hearts, Street Fighter II, Super Mario RPG e Final Fantasy XV, entre tantos outros.

“A música é um dos elementos mais importantes para dar imersão e emoção aos games”, declarou Marcelo Tavares, criador e CEO da BGS. “Shimomura-san é uma lenda da indústria dos videogames… é um orgulho termos no evento uma mulher tão talentosa e admirada.”

E para quem, assim como eu, viu a BGS nascer ainda lá em 2009 — pequena, porém vibrante — ver o evento 16 anos depois recebendo artistas como Shimomura é como fechar um ciclo. Ou melhor: abrir um novo, mais maduro, mais forte e ainda mais apaixonado pelo universo dos games.

35 anos de carreira e trilhas para toda a vida
Shimomura iniciou sua trajetória na Capcom no fim dos anos 80 e eternizou seu nome com o tema de Guile, em Street Fighter II. Mais tarde, na Square Enix, deixou sua marca em títulos como Legend of Mana, Parasite Eve e, claro, na aclamada franquia Kingdom Hearts, cuja trilha virou símbolo de emoção e fantasia para milhões de fãs ao redor do mundo. Recentemente, ela também foi homenageada com o BAFTA Fellowship, um dos maiores prêmios da indústria criativa.

Sua vinda ao Brasil representa mais do que um convite — é um presente.

Uma nova fase para a BGS
A BGS 2025 acontece de 9 a 12 de outubro, em novo endereço: Distrito Anhembi, em São Paulo. Com um espaço maior e mais moderno, o evento ocupa agora cinco pavilhões e promete avanços na experiência de público e expositores.

Os ingressos já estão à venda no 6º lote, com opções de meia-entrada, premium, business e camarote. A programação completa será revelada em breve, mas a presença de Shimomura já é motivo suficiente para garantir lugar nessa edição histórica.

📍 Quando: 9 a 12 de outubro de 2025
📍 Onde: Distrito Anhembi – Av. Olavo Fontoura, 1209 – São Paulo/SP
📍 Horário: das 13h às 21h
🎫 Ingressos e detalhes: www.brasilgameshow.com.br

A BGS segue sendo um dos poucos lugares onde fãs, criadores e lendas do mundo gamer se encontram — e revivem juntos aquilo que nos conecta desde sempre: a paixão pelos jogos.

Para mais pautas como esta, siga @pandora.nana no Instagram.

Comments

comments

Continue Reading
Advertisement

Veja também

Advertisement

%d blogueiros gostam disto: