Tecnologia

4 dicas de Elastix/ Issabel

Published

on

O Elastix é um Servidor de Comunicações Unificadas com distribuição livre que integra VoIP PABX, FAX, Correio Eletrônico, Mensagem Instantânea e Colaboração em um só pacote. Dito isso, qual seria a melhor forma de usá-lo dentro de sua empresa?

Embora não seja uma grande novidade, o Elastix segue como uma das principais ferramentas para call center disponíveis no mercado. Apostar no elastix equivale a apostar na garantia de que o serviço oferecido por sua empresa seja de qualidade e eficiência, mas por qual motivo?

O Elastix funciona por meio de 4 softwares importantes implementados no servidor: o principal, Asterisk, e também Hylafax, Postfix e Openfire. São eles os responsáveis por desempenhar as funções do elastix e a razão da adesão ao servidor ser tão grande nas empresas. Entretanto, muitos profissionais acostumados a lidar com o Elastixganharam uma pulga atrás da orelha com a chegada do Issabel.  Afinal, o que seria esse servidor?

No final de 2016, a empresa Palosanto, responsável pelo Elastix, vendeu a marca  para a 3CX, que a partir daí lançou nova versão, mas não mais Open Source. Desde então, o projeto Elastix está em andamento sob o nome deIssabel. Mas quais são as vantagens do upgrade que ocorreu de Elastix para Issabel? Como utilizá-lo e quais os motivos para aderir ao novo projeto?

Segurança

O issabelsurgiu para manter o projeto em andamento, trazendo novas implementações, correções e suporte, e ainda com o Código Aberto.

Uma dessas implementações é o Certificado de Segurança com Let’s Encrypt, disponível de maneira gratuita no Issabel.

Como a segurança é parte fundamental da operação com servidores, adotar alguns cuidados específicos pode aumentar a proteção durante o uso do Issabel.

Manter seu servidor Elastix/Issabel atualizado é a primeira medida de segurança que você deve adotar como base em sua rotina operacional. O mesmo cuidado vale para o Linux, é mais seguro mantê-lo atualizado para acompanhar a atualização do Elastix ou Issabel.

Outros cuidados ainda incluem evitar o uso de portas padrões, manter o firewall ativo e adotar senhas fortes de aceso, sem nunca se esquecer de renovar as senhas após algum tempo.

Backup

Tanto o Elastix quanto oIssabelpossuem sistema de backup, e você deve utilizá-lo. Para aumentar a segurança e não se arriscar a perder seus dados, faça backups regulares e lembre-se de manter uma cópia fora do PABX IP de sua empresa.

Operação

OIssabelopera de maneira semelhante ao Elastix, com algumas alterações em seus comandos básicos para poder atuar no cotidiano da empresa. Não é muito difícil se acostumar com a interface nova do produto, porém é preciso atenção para seguir as recomendações corretas durante a operação do Issabel.

Por exemplo, para trocar a senha de mysql e admin no Elastix, o comando básico era: elastix-admin-passwords –change. Já noissabel o comando é: issabel-admin-passwords –change. (OBS: tem um espaço depois do passwords e são dois traços)

Contudo, alguns comando originais se mantiveram após o upgrade. É o caso do processo de reiniciar do servidor. Tanto no elastixquanto no Issabel, basta acionar o comando amportal restart na linha de comando do Linux.

Autenticação

É possível checar a autenticação de ramais e troncos por meio do Elastix /Issabel, basta entrar na linha de comando do Linux e acessar o Asterisk. Entre nele com asterisk-re depois prossiga com o comando sip show peers ou iax2 show peers. O mesmo procedimento serve para conferir a latência dos ramais e troncos. Dentro de uma rede interna, normalmente a latência ficará abaixo de 30ms. Até mais ou menos 300ms de latência a comunicação ainda não terá grandes perdas, mas acima disto já ocorrerão problemas de picotes.

Comments

comments

Click to comment

Copyright © 2017 Zox News Theme. Theme by MVP Themes, powered by WordPress.