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League of Legends

Primeira semana da Superliga ABCDE termina com vitórias de INTZ e paiN Gaming

Bruna Andrade

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Campeões da primeira edição, Intrépidos bateram a Operation Kino, enquanto a paiN triunfou sobre a Team oNe. Vivo Keyd, ProGaming, Falkol e Redemption também venceram na rodada

A primeira semana da Superliga ABCDE 2018 se encerrou neste domingo (11) com mais duas partidas realizadas nos estúdios da BBL.  Às 13h, o INTZ enfrentou a Operation Kino e conquistou uma boa vitória por 2 a 0. Depois, a paiN Gaming também alcançou o resultado positivo em sua estreia após derrotar a Team oNe pelo mesmo placar.

Os jogos são disputados no formato MD3 (melhor de três), e as duas primeiras colocadas de cada grupo avançam para as semifinais, que passam a ter confrontos em MD5 (melhor de cinco), assim como a grande final.

As rodadas da primeira fase da Superliga ABCDE acontecem às sextas-feiras, sábados e domingos, com dois jogos por dia. As semifinais estão marcadas para os dias 15 e 16 de dezembro, e a decisão para o dia 23 do mesmo mês, às 13h.

O público pode acompanhar as informações sobre a competição nos canais da Superliga ABCDE no Facebook, Twitter, Youtube, Twitch, Cube e Nimo TV.

Confira como foram as partidas de sexta-feira, sábado e domingo:

Sexta-feira (09/11) – Vivo Keyd 2 x 1 CNB e-Sports e ProGaming 2 x 0 Santos

Na primeira disputa do dia, a CNB e-Sports começou surpreendendo a Vivo Keyd com um forte jogo coletivo e uma atuação de destaque do Suporte Pablo “pbO”, conseguindo sair na frente na série. Logo em seguida, porém,  a Vivo Keyd reagiu e empatou o placar em 1 a 1, com um desempenho irretocável. No terceiro e decisivo jogo, a Keyd demonstrou calma em momentos desfavoráveis e conseguiu a virada.

Uma das novidades da equipe, Matheus “Professor” comentou sobre o desempenho da equipe: “Poderíamos ter executado essa série de maneira mais clean. Cometemos alguns erros no terceiro jogo que podem custar o resultado positivo em compromissos futuros, então, o objetivo agora é ter mais consistência ao decorrer da Superliga”.

Já Pablo “pbO”, da CNB, conta que acreditava em um resultado diferente para essa partida de estreia: “Foi uma série bem apertada, eu não estava esperando por isso. Pelo que apresentamos em treinos, acreditava que conseguiríamos uma vitória por 2 a 0, e não uma derrota. Mas o campeonato está apenas começando, temos muito a evoluir”.

A outra partida da sexta-feira iniciou com a equipe da ProGaming abrindo 1 a 0 na série contra o Santos, com autoridade. O segundo jogo foi mais equilibrado, mas a PRG conseguiu novamente se impor nos momentos cruciais para fechar a série em 2 a 0 e garantir o triunfo.

O Topo do time, Álvaro “VVvert”, ressalta o psicológico forte da line-up para atingir o objetivo final: “Estamos focados em colocar em prática o nosso estilo de jogo, tomando cuidado para não nos desconcentrarmos em eventuais momentos de desvantagem na partida, e acho que isso foi determinante, principalmente no segundo confronto de hoje, quando conseguimos o 2 a 0”.

Mesmo com o resultado adverso, Júlio “NosFerus”, Meio do Santos, vê pontos positivos na atuação: “Estou feliz com os jogos que fizemos. Nos perdemos em alguns momentos que a adversária soube aproveitar, e isso acabou nos custando a vitória. Com dedicação, vamos conseguir consertar esses detalhes”.

Sábado (10/11) – Falkol 2 x 0 Bulldozer e Redemption 2 x 0 IDM Gaming

O segundo dia de disputas da Superliga ABCDE aconteceu no sábado (10), e teve como destaque as boas atuações de Falkol e Redemption, que venceram Bulldozer e IDM Gaming, respectivamente.

A Falkol mostrou desde os primeiros momentos do embate uma estratégia bem definida e, com desempenho de destaque de Antônio “SirT”, abriu 1 a 0 na série. No segundo jogo, a equipe foi mais uma vez incontestável e fechou a partida em 2 a 0, sem grandes dificuldades.

Daniel “EvrOt”, Meio da Falkol, contou que a experiência do clube fora do país ajudou na preparação para este compromisso: “Hoje, tentamos implementar um estilo de jogo um pouco mais agressivo, que já vínhamos treinando há um tempo no exterior e, agora, adaptamos essa característica para usar no Brasil”. Já a jogadora da Bulldozer, Amanda “Kiit”, ressaltou que acredita na evolução do time ao longo do torneio: “Nós somos menos experientes. Viemos aqui para dar o nosso melhor, mas havia certo nervosismo para essa estreia. Não conseguimos colocar em prática tudo que tínhamos preparado para usar contra a Falkol. Na próxima rodada sei que estaremos melhores”.

Na sequência, a Redemption entrou em ação contra a IDM Gaming e começou na frente, após um primeiro jogo acirrado que durou quase 50 minutos. O mesmo equilíbrio não aconteceu no segundo duelo, e a equipe alcançou uma boa vitória por 2 a 0.

O Caçador da IDM Gaming, Marcos “Cariok”, exaltou a atuação da rival desta rodada: “A adversária veio bem forte, apresentou um desempenho de alto nível. Como estamos no início do campeonato, temos totais condições de nos recuperarmos com bastante treino”. E o Suporte da Redemption, Denílson “Céos”, falou sobre o êxito das estratégias traçadas para o duelo: “Tudo aconteceu como esperávamos. Era possível terminar o primeiro jogo sem tantos problemas, mas no geral a nossa tática funcionou bem”.

Domingo (11/11) – INTZ 2 x 0 Operation Kino e paiN Gaming 2 x 0 Team oNe

O jogo de abertura deste domingo (11) já começou em alto nível. INTZ e Operation Kino revezaram melhores momentos nos embates iniciais e, no fim, melhor para os Intrépidos, que conseguiram o triunfo por 2 a 0, em um dia inspirado de Diogo “Shini”.

Outro destaque do clube nesta primeira rodada, Rodrigo “Tay” avaliou o confronto: “Diria que foi uma atuação razoável. O primeiro jogo foi um pouco mais travado, mas o segundo fluiu melhor e a vitória veio com mais naturalidade”.

O jogador da OPK, Pedro “Ziriguidun”, também fez sua análise sobre os momentos que definiram o resultado: “Tínhamos a vitória na mão no primeiro jogo. Tomamos decisões aceleradas e nos afobamos, isso custou o primeiro ponto. No segundo confronto, não poderíamos ter ficado tão atrás, e acabamos derrotados”.

O duelo entre paiN Gaming e Team oNe era um dos mais aguardados desta primeira semana. E a paiN levou a melhor. O time mostrou um jogo consistente e acalmou os torcedores que estavam preocupados com as campanhas recentes do clube em outros torneios. A vitória na estreia da Superliga pode representar o início de uma melhor fase.

Sobre a partida, o reforço da paiN, Gustavo “Minerva”, comentou sobre a importância de seguir melhorando: “Conseguimos uma vitória limpa contra a oNe. Tivemos alguns erros mínimos, nada fora do padrão, já que em um confronto de League of Legends, as duas equipes vão errar em algum momento. Nosso trabalho daqui pra frente é continuar evoluindo ao longo da Superliga”. E Alanderson “4lan”, da Team oNe, também considerou a boa exibição da rival como fator predominante para o resultado: “A paiN mostrou ser um time muito centrado. O Minerva foi um ótimo reforço para eles, encaixou perfeitamente com o resto da equipe. Eles mostraram que estavam mais preparados do que nós para essa série e conseguiram o triunfo”.

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League of Legends

🚨Exclusivo: KaBuM Anuncia Mega Investimento no CBLOL 2024, mas Bastidores Revelam Conexões e Denúncias!

Bruna Andrade

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O mundo dos eSports está em polvorosa com o anúncio bombástico da KaBuM, prometendo o maior investimento de sua história no elenco para a temporada 2024 do CBLOL. A equipe, que enfrentou uma temporada 2023 turbulenta, com resultados decepcionantes, está disposta a virar o jogo e retomar seu lugar de destaque no cenário competitivo.

Em entrevista exclusiva ao ge, um dos executivos do time revelou grandes planos para montar um elenco extremamente competitivo, tanto para o CBLOL quanto para o CBLOL Academy. “Estamos de olho em todos os grandes jogadores, queremos os melhores talentos para brigar pelo título”, afirmou o executivo.

Mas, por trás dessa notícia empolgante, há rumores de que os bastidores estão fervilhando com conexões e denúncias que podem abalar o cenário competitivo. Tata Wu, a arquiteta de renome que trabalha para diversos times de eSports, está sendo apontada como a possível ponte que levou a denúncia do time da LOUD contra a KaBuM para a Riot Games.

Os detalhes ainda são escassos, mas fontes próximas ao caso sugerem que a influência de Tata Wu pode ter sido decisiva para trazer à tona possíveis irregularidades, lembrando o caso de assédio envolvendo o jogador Loop e a paiN Gaming em 2016, que chocou a comunidade e levou a uma reflexão profunda sobre a conduta nos eSports.

Loop, o jogador que estava no centro da polêmica, quebrou o silêncio e confirmou a versão da paiN, explicando que a notícia do interesse da paiN chegou a ele por terceiros e não por contato direto da organização. Ele também destacou que houve um mal-entendido inicial com a INTZ sobre como ele soube do interesse da paiN, mas que isso foi esclarecido posteriormente.

Loop decidiu rescindir seu contrato com a INTZ devido a discordâncias que surgiram durante uma conversa com a organização, uma decisão que foi informada tanto à INTZ quanto à Riot Games. Ele também expressou sua frustração com a forma como a situação foi tratada, criticando aqueles que ofenderam seu pai, que saiu em sua defesa.

A KaBuM, por sua vez, garante que o investimento milionário e os planos ambiciosos para 2024 não têm relação com os resultados ruins de 2023, mas sim com um planejamento financeiro estratégico e a busca constante pela excelência. “Estamos construindo uma estrutura sólida para garantir o sucesso a longo prazo”, afirmou o executivo.

Enquanto a KaBuM se prepara para uma temporada de redenção, os fãs e a comunidade de eSports aguardam ansiosamente para ver como essa história se desenrolará, com a promessa de muitas emoções e reviravoltas nos próximos capítulos.

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BGS

O Brasil está entre os 10 países com mais fãs de eSports no mundo

Pesquisa também aponta mercado extremamente lucrativo para jogadores profissionais de eSports.

Eric Colombo

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Pesquisa também aponta mercado extremamente lucrativo para jogadores profissionais de eSports.

Em 2012, a Brasil Game Show (BGS) sediou o primeiro torneio oficial de League of Legends (LoL) do Brasil, desde então, a presença brasileira no cenário de eSports tem crescido significativamente. Atualmente, os eSports têm se tornado uma oportunidade de carreira para muitos jovens que jogam por diversão, que resultou em 8,6 mil profissionais no país. Metade desses atletas, 4.388, ainda participa de competições em 2023.

Um estudo recente publicado no site Aposta Legal, analisou mais de 5.000 buscas no Google por palavras relacionadas aos eSports, combinadas com dados fornecidos pela plataforma eSports Earnings e Liquipédia. O objetivo do estudo foi verificar a popularidade dos esportes eletrônicos no Brasil em 2023, além de analisar a posição do país nos rankings globais.

Com quatro milhões de buscas mundiais pela sigla eSports, o Brasil ocupa o sétimo lugar entre os maiores fãs do mundo, representando 3% das pesquisas mundiais por palavra. O país fica atrás apenas de grandes potências dos eSports, como Espanha (7,4 milhões de buscas), Filipinas (4,5 milhões) e Canadá (4,1 milhões).

De acordo com a pesquisa, neste ano, o Brasil está em oitavo lugar como o país com mais jogadores profissionais em atividade no mundo, ficando logo atrás da China (6.990 atletas), Alemanha (5.786), França (5.407 jogadores) e Reino Unido (4.560).

Segundo o feedback do proprietário deste site, os jogadores brasileiros estão extremamente dispostos a investir valores no entretenimento dos jogos online, nas mais diversas categorias, dos cassinos e jogos de azar até clássicos para dispositivos mobile, como Candy Crush Saga e Angry Birds.

Quanto aos jogos de eSports mais populares no Brasil, o estudo indicou que o Fortnite é o mais procurado entre os jogadores, com 507 mil buscas no Google. Valorant aparece em segundo lugar, com 365 mil buscas pelo jogo no país. Em terceiro lugar vem Free Fire, com 288 mil buscas, seguido pelo League of Legends, com 198 mil buscas. Dota, um dos pioneiros dos eSports, não está entre os mais procurados.

Os paranaenses são os que mais pesquisam sobre o jogo Fortnite em 2023, e no Distrito Federal, o Valorant e o Overwatch são os jogos mais jogados pelos moradores. No estado do Maranhão, os jogos preferidos são o Free Fire e o eFootball.

O estudo também indicou os jogadores de eSports brasileiros que mais faturam no país. O capitão e in-game leader da G2 Esports, Karl “Alem4o” Zarth, é o jogador mais bem-sucedido, com 206 mil dólares em prêmios só neste ano. Gabriel “volpz” Fernandes é o novo membro do Team Liquid e, em abril, embolsou US$ 5.497,00 na Liga Brasil 2023. Gustavo “Herdsz” Herdina está jogando atualmente como in-game leader para o W7M Esports e já ganhou US$ 94.711,00 em 2023, com seu maior faturamento sendo de US$ 25.804,00 em 2022.

A pesquisa conclui que o faturamento total dos dez jogadores mais bem-sucedidos na lista em 2023 é de US$ 808.298,00, superando a marca de R$ 4 milhões.

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League of Legends

CBLoL abre inscrições para seleção de equipes em novo modelo de Liga

Bruna Andrade

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Previsão é de que parcerias de longo prazo passem a vigorar a partir de 2021

A Riot Games, desenvolvedora de jogos e organizadora do Campeonato Brasileiro de League of Legends, o CBLoL, anuncia nesta quinta-feira, 4, o início das inscrições para o modelo de parceria de longo prazo, uma iniciativa que muda a estrutura do torneio no Brasil a partir da Temporada de 2021. Para participar da seleção, as equipes interessadas devem seguir as instruções detalhadas no site LoL Esports BR. O prazo final para as inscrições termina em 28 de junho de 2020.

O projeto foi concebido com o objetivo de oferecer um cenário de maior estabilidade para o crescimento das organizações, que passam a não ser rebaixadas a cada etapa do torneio. Desse modo, os times passam a ter previsibilidade de sua permanência no campeonato, o que permite às equipes desenvolver projetos esportivos, administrativos, comerciais e financeiros com uma visão de longo prazo.

Garantindo aos times estabilidade, as equipes podem planejar o crescimento gradual e a evolução de suas operações de forma sustentável. A Liga também se beneficia de um cenário mais sólido, pois ao garantir condições mais saudáveis ao desenvolvimento das organizações, trará menos disparidade entre os times e, consequentemente, mais competitividade e progresso do desempenho esportivo como um todo.

“Criamos um modelo totalmente adaptado para o mercado brasileiro, com base nos aprendizados de ligas como a LCS e a LEC”, afirma Carlos Antunes, head de Esports da Riot Games no Brasil. “Mas também consideramos características específicas de nosso mercado e região”, completa. 

O modelo de parceria de longo prazo, além de criar relações duradouras com as organizações, também regula mecanismos que incentivam a competitividade esportiva, geração de novas receitas para compartilhamento entre os parceiros e o estímulo ao surgimento de novos talentos para as equipes.

Para garantir total isonomia e transparência com as organizações interessadas em fazer a inscrição, detalhes sobre a mecânica do modelo de parceria de longo prazo serão divulgados publicamente em breve. Por ora, apenas os integrantes da seleção terão acesso ao projeto, na íntegra, mediante acordo de confidencialidade. 

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