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O que é benchmarking e sua importância para os negócios

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Você sabe o que é benchmarking? Benchmarking é um processo sistemático de análise de concorrência para identificar as melhores práticas e implementá-las no seu negócio.

Embora os especialistas dividam o benchmarking em vários tipos, existem dois tipos principais; Benchmarking “informal” e “formal”.

Tipos de benchmarking?  

É importante distinguir entre os principais tipos de benchmarking. Primeiro, há o Benchmarking Informal. Esse é o tipo de benchmarking que a maioria de nós faz inconscientemente no trabalho e em nossa vida doméstica. 

Em segundo lugar, há um Benchmarking Formal, no qual existem dois tipos: Benchmarking de Desempenho e Benchmarking de Melhores Práticas.

O que é benchmarking informal?  

Este é um tipo de benchmarking que a maioria de nós faz inconscientemente no trabalho e em nossa vida em casa. Nós constantemente nos comparamos e aprendemos com o comportamento e as práticas dos outros – seja sobre como usar um software, como preparar uma refeição melhor ou jogar nosso esporte favorito. 

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No contexto do trabalho, a maior parte do aprendizado do benchmarking informal vem da habilidade de conversar com colegas de trabalho e aprender com a sua experiência (coffee breaks e reuniões de equipe são ótimos lugares para se relacionar e aprender com os outros). Consultorias especialistas também pode ajudar no benchmarking.

O que é benchmarking formal?

Existem dois tipos de Benchmarking Formal: Benchmarking de Desempenho e de Melhor Prática.

O Benchmarking de Desempenho envolve a comparação dos níveis de desempenho entre organizações para um processo específico. Essas informações podem ser usadas para identificar oportunidades de melhoria e/ou definição metas de desempenho. 

O Benchmarking de Desempenho pode envolver a comparação de: estratégias de marketing, gestão financeira, recursos humanos, estratégia comercial, atendimento ao cliente, etc.

Já no Benchmarking de Melhor Prática as organizações estudam organizações com alto desempenho e determinadas práticas em áreas de interesse. Os próprios processos (práticas) dessas organizações são estudados em vez de apenas os níveis de desempenho.

O conhecimento obtido através do estudo é levado à organização e, quando for viável e apropriado, essas melhores práticas são adaptadas e incorporadas nos próprios processos da empresa que realizou o benchmarking.

Portanto, o benchmarking de melhores práticas envolve todo o processo de identificação, captura, análise e implementação das melhores práticas. 

Quem usa o benchmarking?

As organizações mais bem-sucedidas usam o Benchmarking de Melhores Práticas como uma ferramenta para aprender e melhorar continuamente. Os recursos necessários para levar a cabo as melhores práticas de benchmarking podem ser altos, portanto, são usados ​​com mais frequência em médias e grandes empresas.

Por outro lado, Benchmarking Informal não exige altos investimentos em recursos, e é usado por organizações de todos os tamanhos. A forma mais básica dessa prática é simplesmente conhecer o preço do produto de seus principais competidores e entender como seu preço pode ser competitivo.

A tendência é que o Benchmarking continue altamente relevante e necessários para qualquer empresa. Por isso é tão importante entender o que é Benchmarking e como colocá-lo em prática.

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