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League of Legends

[COBERTURA MUNDIAL DE LOL 2014] Análise #1

Redação

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Eae galera? De boas?

HOJE COMEÇOU O CAMPEONATO MUNDIAL DE LEAGUE OF LEGEEEEEEEEEEEEEEEEENDS!
– lig of légis.

ENFIM!

Gente! Que emoção é poder estar escrevendo sobre esses jogos, principalmente quando o     e-sport toma uma proporção tão grande no mundo. Falar dele é quase como falar de basket ou futebol.

Hoje tivemos os seguintes confrontos:

18/09 – 06 AM         EDWARD GAMING                x            SAMSUNG G. WHITE

18/09 – 07 AM         TEAM SOLOMID                    x            SK GAMING

18/09 – 08 AM         AHQ ESPORTS CLUB           x            DARK PASSAGE

18/09 – 09 AM         TAIPEI ASSASSINS               x            STARHORN RAYAL CLUB

18/09 – 10 AM         SAMSUNG G. WHITE            x            AHQ ESPORTS CLUB

18/09 – 11 AM         STARHORN RAYAL CLUB    x            TEAM SOLOMID


No primeiro confronto, houve o embate da equipe chinesa Edward Gaming contra a equipe coreana Samsung G. White.

Confiram as Line-ups:

 

Edward Gaming (EDG)

Top: Koro1

Jungler: Clearlove

Mid:  U

Supp: FZZF

AD Carry: NaMei

 

Samsung White (SSW)

Top: Looper

Jungler: Dandy

Mid:  Pawn

Supp: Mata

AD Carry: IMP

 

Foi um jogão! Principalmente entre as bot lanes. Para quem diz que suporte não é importante, foram os suportes que ganharam o jogo! O embate entre o suporte Mata da Samsung White desbancou a Bot Lane com o considerado melhor AD Carry do mundo (NaMei).

Apesar de a Edward Gaming tentar responder de todas as formas a desvantagem de ouro, vemos porque os profissionais são profissionais. Os objetivos não paravam. De ambos os lados, tudo o que se queria eram torres, dragões e, principalmente, barões.

As Team Fights eram muito equilibradas. Mesmo NaMei com seu Lucian se posicionando da melhor forma possível, não teve argumento para parar Mata com sua Nami. A Team fight se resumia em engage de Thresh de FZZF (suporte da EDG) e posteriormente desengage de Mata. Esse foi um jogo em que claramente viu-se que um dos times, no caso a SSW, tinha treinado muito para esse mundial.

 

GG Samsung White! 20 a 11.


O segundo confronto foi entre a equipe Norte Americana TEAM SOLO MID contra a Europeia SK GAMING.

 

Line-ups:

 

SK Gaming (SK)

Top: Fredy122

Jungle: Svenskeren

Mid: Jesiz

AD Carry: CandyPanda

Supp: nRated

 

Team Solo Mid (TSM)

Top: Dyrus

Jungle: Amazing

Mid: Bjergsen

AD Carry: WildTurtle

Supp: Lustboy

 

Esse jogo… não cara… eu nego esse jogo… FOI UM STOMPED DA SOLO MID! O placar foi de 15 x 1 com direito a surrender por parte da SK Gaming.

A rotação que Bjergsen e seu Yasuo fizeram, junto com o roaming de Dyrus e seu Alistar, neutralizou completamente o time inteiro da SK Gaming. Quando eu penso em fazer esse tipo de texto sobre o mundial, sempre tento ressaltar as melhores e as piores jogadas de cada equipe, mas neste embate, não teve uma boa jogada da SK Gaming e nenhuma má jogada da Team Solo Mid.

Muitos falam sobre o time estar desestruturado, pois houve um jogador banido (jungler) por causa de comportamento racista um pouco antes do mundial, talvez isso tenha deixado a SK Gaming emocionalmente abalada. Mas gente, isso é o mundial! Aqui tem que dar tudo de si. Vamos esperar que a Kabum consiga se segurar emocionalmente, porque qualquer time que se deixar abater psicologicamente nesse mundial, irá perder.

 

GG TEAM SOLO MID por 15 x 1, com direito a /FF.


Terceiro embate de AHQ E-SPORTS CLUB x DARK PASSAGE

 

Line-ups:

 

AHQ E-SPORTS CLUB (AHQ)

Top: Prydz

Jungle: Naz

Mid: Westdoor

AD Carry: GarnetDevil

Supp: Green Tea

 

DARK PASSAGE (DP)

Top: fabFabulous

Jungle: Crystal

Mid: Naru

AD Carry: HolyPhoenix

Supp: Touch

 

Este jogo foi bem diferente dos outros. O ritmo eufórico dos orientais foi mudado para aquele jogo que vai pro lategame e a situação fica tensa.

Houve um desequilíbrio no começo da partida, desequilíbrio chamado Thresh. O Thresh de Green Tea desequilibrou o early game inteiro a favor de seu time, e com objetivos globais muito grandes, a diferença do ouro correu descontrolada.

Apesar da DP aplicar uma ótima Team Fight em sua base, créditos a Tristana Triple Kill de Holy Phoenix, a outra luta não teve perdão e foi GG para AHQ

 

It’s all over! 18 x 8 para AHQ.


 

Quarto jogo de TAIPEI ASSASSINS x Star Horn Royal Club

 

 

Line-ups:

 

 

TAIPEI ASSASSINS (TPA)

 

Top: Achie

Jungle: Winds

Mid: Morning

AD Carry: Bebe

Support: Jay

 

 

STAR HORN ROYAL CLUB (SHR)

 

 

Top: Cola

Jungle: InSec

Mid: corn

AD Carry: Uzi

Support: Zero

 

 

Mais uma vez tivemos uma prova de que se alguma coisa está difícil, basta apenas manter a calma. Após um Early Game fortíssimo por conta da TAIPEI ASSASSINS, campeã do mundial da segunda temporada, a SHR emplacou uma virada histórica contra os anfitriões do evento. Hoje todos tivemos a honra de assistir o lendário jogador InSec, considerado um dos maiores jungles do mundo, aquele que inventou a jogada “InSec” do Lee Sin, fazer uma brilhante partida e “chamar a responsa” para seu time.

Normalmente, quando um time inimigo tem muitos jogadores “late game”, o objetivo sempre é terminar o jogo o mais rápido possível, coisa que não aconteceu. O jogo durou mais de 50 minutos! Com ótimas lutas, ótimos posicionamentos, ótimos entrosamentos e alguns deslizes da TPA, a SHR virou o jogo e deu GG.

 

Vitória da SHR por 15 a 10. 


O quinto confronto foi entre Samsung White e AHQ E-SPORTS CLUB.

 

Novamente, as line-ups:

 

AHQ E-SPORTS CLUB (AHQ)

Top: Prydz

Jungle: Naz

Mid: Westdoor

AD Carry: GarnetDevil

Supp: Green Tea

 

Samsung White (SSW)

Top: Looper

Jungler: Dandy

Mid:  Pawn

Supp: Mata

AD Carry: IMP

 

Gente! Esse jogo foi o MAIOR STOMPED QUE JÁ VI EM TODA A MINHA VIDA!

Tudo porque a AHQ tentou uma invasão no começo do jogo. Resultado: levou um ACE com 1:37 de jogo, abriu uma janela ENORME para a Samsung White encaixar seu jogo e, no fim, até a SSW resolver dar GG, a zuera comeu solta. Esse foi o espírito esportivo de uma equipe que sabia que não tinha mais como ganhar e, simplesmente, aceitaram e jogaram se divertindo. Esse é o verdadeiro sentimento, se divertir acima da derrota.

 

Vitória da Samsung White por 34 a 12.


 

Quinto e último jogo de hoje gente! STAR HORN ROYAL CLUB x TEAM SOLO MID.

 

Line-ups:

 

STAR HORN ROYAL CLUB (SHR)

Top: Cola

Jungle: InSec

Mid: corn

AD Carry: Uzi

Support: Zero

 

Team Solo Mid (TSM)

Top: Dyrus

Jungle: Amazing

Mid: Bjergsen

AD Carry: WildTurtle

Supp: Lustboy

 

Muita gente esperava muito da TSM nesse jogo, mas o InSec jogou demais. O time da SHR não perdoou as jogadas falhas da Team Solo Mid. A princípio, o jogo parecia muito com o cenário competitivo brasileiro, mas quando a SHR percebeu que tinham vantagens no ouro, eles simplesmente aceleraram o jogo e a TSM não acompanhou. O time da Team Solo Mid tinha mostrado uma ótima partida de estreia, mas pelo jeito, não se arranjaram nesse último jogo.  O maior problema era a rotação. Os times orientais tendem a fazer mais rotações, conseguir mais objetivos e capitalizar melhor seu ouro, coisa que não acontece no ocidente.

 

Vitória da SHR por 25 x 5.

 

NOS VEMOS NA PRÓXIMA GENTE! CURTAM NOSSO FACE!

 

 

 

 

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League of Legends

🚨Exclusivo: KaBuM Anuncia Mega Investimento no CBLOL 2024, mas Bastidores Revelam Conexões e Denúncias!

Bruna Andrade

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O mundo dos eSports está em polvorosa com o anúncio bombástico da KaBuM, prometendo o maior investimento de sua história no elenco para a temporada 2024 do CBLOL. A equipe, que enfrentou uma temporada 2023 turbulenta, com resultados decepcionantes, está disposta a virar o jogo e retomar seu lugar de destaque no cenário competitivo.

Em entrevista exclusiva ao ge, um dos executivos do time revelou grandes planos para montar um elenco extremamente competitivo, tanto para o CBLOL quanto para o CBLOL Academy. “Estamos de olho em todos os grandes jogadores, queremos os melhores talentos para brigar pelo título”, afirmou o executivo.

Mas, por trás dessa notícia empolgante, há rumores de que os bastidores estão fervilhando com conexões e denúncias que podem abalar o cenário competitivo. Tata Wu, a arquiteta de renome que trabalha para diversos times de eSports, está sendo apontada como a possível ponte que levou a denúncia do time da LOUD contra a KaBuM para a Riot Games.

Os detalhes ainda são escassos, mas fontes próximas ao caso sugerem que a influência de Tata Wu pode ter sido decisiva para trazer à tona possíveis irregularidades, lembrando o caso de assédio envolvendo o jogador Loop e a paiN Gaming em 2016, que chocou a comunidade e levou a uma reflexão profunda sobre a conduta nos eSports.

Loop, o jogador que estava no centro da polêmica, quebrou o silêncio e confirmou a versão da paiN, explicando que a notícia do interesse da paiN chegou a ele por terceiros e não por contato direto da organização. Ele também destacou que houve um mal-entendido inicial com a INTZ sobre como ele soube do interesse da paiN, mas que isso foi esclarecido posteriormente.

Loop decidiu rescindir seu contrato com a INTZ devido a discordâncias que surgiram durante uma conversa com a organização, uma decisão que foi informada tanto à INTZ quanto à Riot Games. Ele também expressou sua frustração com a forma como a situação foi tratada, criticando aqueles que ofenderam seu pai, que saiu em sua defesa.

A KaBuM, por sua vez, garante que o investimento milionário e os planos ambiciosos para 2024 não têm relação com os resultados ruins de 2023, mas sim com um planejamento financeiro estratégico e a busca constante pela excelência. “Estamos construindo uma estrutura sólida para garantir o sucesso a longo prazo”, afirmou o executivo.

Enquanto a KaBuM se prepara para uma temporada de redenção, os fãs e a comunidade de eSports aguardam ansiosamente para ver como essa história se desenrolará, com a promessa de muitas emoções e reviravoltas nos próximos capítulos.

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BGS

O Brasil está entre os 10 países com mais fãs de eSports no mundo

Pesquisa também aponta mercado extremamente lucrativo para jogadores profissionais de eSports.

Eric Colombo

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Pesquisa também aponta mercado extremamente lucrativo para jogadores profissionais de eSports.

Em 2012, a Brasil Game Show (BGS) sediou o primeiro torneio oficial de League of Legends (LoL) do Brasil, desde então, a presença brasileira no cenário de eSports tem crescido significativamente. Atualmente, os eSports têm se tornado uma oportunidade de carreira para muitos jovens que jogam por diversão, que resultou em 8,6 mil profissionais no país. Metade desses atletas, 4.388, ainda participa de competições em 2023.

Um estudo recente publicado no site Aposta Legal, analisou mais de 5.000 buscas no Google por palavras relacionadas aos eSports, combinadas com dados fornecidos pela plataforma eSports Earnings e Liquipédia. O objetivo do estudo foi verificar a popularidade dos esportes eletrônicos no Brasil em 2023, além de analisar a posição do país nos rankings globais.

Com quatro milhões de buscas mundiais pela sigla eSports, o Brasil ocupa o sétimo lugar entre os maiores fãs do mundo, representando 3% das pesquisas mundiais por palavra. O país fica atrás apenas de grandes potências dos eSports, como Espanha (7,4 milhões de buscas), Filipinas (4,5 milhões) e Canadá (4,1 milhões).

De acordo com a pesquisa, neste ano, o Brasil está em oitavo lugar como o país com mais jogadores profissionais em atividade no mundo, ficando logo atrás da China (6.990 atletas), Alemanha (5.786), França (5.407 jogadores) e Reino Unido (4.560).

Segundo o feedback do proprietário deste site, os jogadores brasileiros estão extremamente dispostos a investir valores no entretenimento dos jogos online, nas mais diversas categorias, dos cassinos e jogos de azar até clássicos para dispositivos mobile, como Candy Crush Saga e Angry Birds.

Quanto aos jogos de eSports mais populares no Brasil, o estudo indicou que o Fortnite é o mais procurado entre os jogadores, com 507 mil buscas no Google. Valorant aparece em segundo lugar, com 365 mil buscas pelo jogo no país. Em terceiro lugar vem Free Fire, com 288 mil buscas, seguido pelo League of Legends, com 198 mil buscas. Dota, um dos pioneiros dos eSports, não está entre os mais procurados.

Os paranaenses são os que mais pesquisam sobre o jogo Fortnite em 2023, e no Distrito Federal, o Valorant e o Overwatch são os jogos mais jogados pelos moradores. No estado do Maranhão, os jogos preferidos são o Free Fire e o eFootball.

O estudo também indicou os jogadores de eSports brasileiros que mais faturam no país. O capitão e in-game leader da G2 Esports, Karl “Alem4o” Zarth, é o jogador mais bem-sucedido, com 206 mil dólares em prêmios só neste ano. Gabriel “volpz” Fernandes é o novo membro do Team Liquid e, em abril, embolsou US$ 5.497,00 na Liga Brasil 2023. Gustavo “Herdsz” Herdina está jogando atualmente como in-game leader para o W7M Esports e já ganhou US$ 94.711,00 em 2023, com seu maior faturamento sendo de US$ 25.804,00 em 2022.

A pesquisa conclui que o faturamento total dos dez jogadores mais bem-sucedidos na lista em 2023 é de US$ 808.298,00, superando a marca de R$ 4 milhões.

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League of Legends

CBLoL abre inscrições para seleção de equipes em novo modelo de Liga

Bruna Andrade

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Previsão é de que parcerias de longo prazo passem a vigorar a partir de 2021

A Riot Games, desenvolvedora de jogos e organizadora do Campeonato Brasileiro de League of Legends, o CBLoL, anuncia nesta quinta-feira, 4, o início das inscrições para o modelo de parceria de longo prazo, uma iniciativa que muda a estrutura do torneio no Brasil a partir da Temporada de 2021. Para participar da seleção, as equipes interessadas devem seguir as instruções detalhadas no site LoL Esports BR. O prazo final para as inscrições termina em 28 de junho de 2020.

O projeto foi concebido com o objetivo de oferecer um cenário de maior estabilidade para o crescimento das organizações, que passam a não ser rebaixadas a cada etapa do torneio. Desse modo, os times passam a ter previsibilidade de sua permanência no campeonato, o que permite às equipes desenvolver projetos esportivos, administrativos, comerciais e financeiros com uma visão de longo prazo.

Garantindo aos times estabilidade, as equipes podem planejar o crescimento gradual e a evolução de suas operações de forma sustentável. A Liga também se beneficia de um cenário mais sólido, pois ao garantir condições mais saudáveis ao desenvolvimento das organizações, trará menos disparidade entre os times e, consequentemente, mais competitividade e progresso do desempenho esportivo como um todo.

“Criamos um modelo totalmente adaptado para o mercado brasileiro, com base nos aprendizados de ligas como a LCS e a LEC”, afirma Carlos Antunes, head de Esports da Riot Games no Brasil. “Mas também consideramos características específicas de nosso mercado e região”, completa. 

O modelo de parceria de longo prazo, além de criar relações duradouras com as organizações, também regula mecanismos que incentivam a competitividade esportiva, geração de novas receitas para compartilhamento entre os parceiros e o estímulo ao surgimento de novos talentos para as equipes.

Para garantir total isonomia e transparência com as organizações interessadas em fazer a inscrição, detalhes sobre a mecânica do modelo de parceria de longo prazo serão divulgados publicamente em breve. Por ora, apenas os integrantes da seleção terão acesso ao projeto, na íntegra, mediante acordo de confidencialidade. 

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