Games
International Superstar Soccer: a série de video-game que faz a gente gostar de futebol
Nos anos 1990, enquanto a gente bebia um suco de morango numa daquelas embalagens transparentes em formato de carrinho e comia um chocolatinho da Turma da Mônica, o International Superstar Soccer era considerado o melhor jogo sobre futebol que existia.
As intermináveis tardes com os gritos de “gol, gol, gol!!!” começaram em 1995, ano em que Konami, a desenvolvedora do jogo, fez seu lançamento para o console Super Nintendo. Você podia escolher seleções de diversos países e contava com um gameplay intuitivo e envolvente.
A seleção brasileira contava com o mito Allejo, o melhor jogador da geração 16 bits, e outros personagens criados pelo imaginário de quem jogava International Superstar Soccer, como o Fuerte, da Argentina.
A Konami já tinha experiência na criação de jogos de futebol, pois havia lançado o International Soccer (1983 – Commodore 64), Konami’s Soccer (1985 – MSX) e Konami Hyper Soccer (1992 – NES). Cada título teve suas particularidades e inovações que contribuíram para a criação do jogo que nos encantou nos anos 1990, com sua visão isométrica e melhorias gráficas.
Poucos meses depois, o jogo chegou ao Mega Drive e PS1, como International Superstar Soccer Deluxe. Com isso, os jogadores sentiram a melhoria do visual e da inteligência artificial, além de poder jogar com outra pessoa e o comentarista ter mais falas.
Outras versões surgiram e a franquia evoluiu para série “Pro Evolution Soccer”, segundo a revista OldGamer, edição 21.
Falando em versões, o jogo teve alguns mods por aqui para que pudéssemos jogar com nossos times. Assim, surgiu o “Ronaldinho Soccer 97”, por exemplo, uma homenagem ao “astro dos campos” do momento (antes dele amarelar na copa de 1998).
Eu, particularmente, lembro dos meus primos jogando por horas a versão Deluxe com seus amigos. Eles ficavam muito entretidos e competiam para ver quem fazia mais gols. O meu primo mais velho, Suquinha, conseguia fazer tantos gols que eu ficava irritada. Sinto saudades dessa época, pois ele foi assassinado com apenas 21 anos.
Esta diversão simples e toda a diversão marcou profundamente minha infância e tenho um carinho especial pelo International Superstar Soccer.
Como era o jogo Internacional Superstar Soccer?
No jogo haviam 36 seleções divididas por regiões e 6 seleções com os melhores jogadores de cada continente. Os uniformes lembravam as vestimentas dos times oficiais.
Você podia escolher entre três níveis de dificuldade: fácil, médio e difícil. Eu não lembro se o pessoal da minha família conseguiu terminar o jogo no modo difícil. Isso me lembra das telas de password que exigiam uma combinação de símbolos gigantesca e era complicado tentar desenhar num caderno.
International Superstar Soccer Deluxe contava com seis modalidades diferentes e que você podia escolher dependendo dos dias que pagou na locadora para ficar com a fita:
-
Open Game – uma partida amistosa;
-
International – podemos considerar como uma “copa do mundo”;
-
World Series – quase uma liga internacional;
-
Scenario – cenários divertidos que faziam referências a partidas de jogos de futebol reais;
-
Penalty Kick – era apenas a disputa de penaltis;
-
Training – modo de treino para melhorar a performance.
Diferenciais do jogo
Para quem gosta de jogos de futebol hoje dia, tudo o que contei aqui não tem nada demais. Porém, posso destacar as seguintes características:
-
Configuração do time – você podia fazer diversas combinações (3-5-2, 5-4-1), como se fosse um técnico, e tinha liberdade para escalar os jogadores que considerava melhores;
-
Emoção no telão – acredita que os melhores lances apareciam num telão? Também acontecia de aparecer imagens quando o jogador levasse um cartão vermelho;
-
Jogadores – os personagens tinham nomes fictícios, mas se tornaram craques tão importantes quanto os reais. Além disso, você podia ver os status deles e saber se eles estavam bem ou cansados demais para jogar;
-
Cenários – o jogo contava com seis estádios diferentes e que representavam os seis continentes. Cada um tinha um tamanho e você ainda podia escolher jogar no sol, na neve ou na chuva;
-
Bandeirinhas e juízes – eles realmente desempenhavam suas funções como na vida real.
Konami Codes
Não sei se meus primos ou meu irmão usavam estes recursos, mas haviam “Konami Codes” para facilitar as coisas (ou simplesmente dar boas risadas). Era costume do pessoal da época, anotar essas preciosas informações em cadernos, assim como os passwords de outros títulos que permitiam pular algumas fases. Confira o que acontecia no International Superstar Soccer Deluxe quando utilizávamos alguns destes comandos.
Gol! Gol! Gol! – sim, você não pararia de marcar pontos se utilizasse a seguinte sequência: antes da partida começar, acesse a Key Configuration e depois selecione Charge Controler e deixe “manual” na opção área B. Quando começar a partida e um lance lateral ao seu favor acontecer, aperte ao mesmo tempo os botões L e R. Você vai perceber que conseguirá controlar o goleiro. Assim que pegar a bola, corra até o gol adversário e entre com bola e tudo! Fique pressionando o botão de chute até ficar satisfeito com o número de pontos.
Time All Star – você pode jogar com o time composto pelos melhores jogadores fazendo a seguinte sequência na tela de apresentação: B, B, X, X, A, Y, A, Y, Direita, Esquerda e X.
Transforme o juiz em cachorro – basta fazer a seguinte sequência na tela de apresentação: Cima, Cima, Baixo, Baixo, Esquerda, Direita, Esquerda, Direita, B e A.
Todas as habilidades – tenha 100 skills para otimizar seus jogadores fazendo o seguinte macete: vá até a opção Skills Level e use todos os 100 pontos que você tiver. Em seguida, saia desta opção e entre novamente e aperte Y em um jogador aleatório. Assim, você consegue mais 100 pontos para distribuir no time.
Se você não quiser usar estes artifícios, você pode se divertir com os desafios e crescer com o aprendizado.
O que você achou deste jogo? Chegou a jogar ou ver alguém mais velho jogando?
Comments
comments