Connect with us

Games

Dia mundial do Gamer: Onda de Naming Rights chega aos eSports

Pandora Nana

Published

on

Dia mundial do Gamer

Organizações de esportes eletrônicos miram oportunidades comerciais em grandes marcas

Comemorado nesta terça-feira (29), o Dia Mundial do Gamer mostra que o mercado dos games conquistou um grau de protagonismo, ao ponto de ultrapassar em faturamento outras áreas da indústria do entretenimento, como a música e o cinema. De acordo com uma pesquisa da consultoria PwC, só em 2022, a indústria global de jogos faturou US$ 196,8 bilhões em todo mundo. Somente no Brasil os jogos eletrônicos movimentam aproximadamente R$12 bilhões ao ano. Atualmente, o país já lidera o mercado de jogos em toda América Latina e figura entre os dez maiores mercados mundiais.

Os esportes eletrônicos também acompanham este movimento de crescimento de toda indústria. A pesquisa aponta que, no ano passado, os eSports movimentaram mais de R$ 7 bilhões, e a estimativa é que, até 2026, este número chegue aos R$ 13 bilhões. De olho nesses números, grandes players do mercado têm se aproximado cada vez mais do cenário competitivo de games.

Muito comum no universo do esporte tradicional, a tendência dos naming rights tem ganhado força no universo dos eSports. O exemplo mais recente foi a parceria entre a paiN Gaming, uma das maiores organizações de esportes eletrônicos da América Latina, com a Esportes da Sorte. O acordo consiste no patrocínio da empresa de apostas esportivas nas equipes de Counter-Strike, Free Fire, além do fornecimento do nome para o complexo de gaming house e gaming office da paIN, que passa a se chamar Arena Esportes da Sorte.

A executiva de Desenvolvimento de Negócios do Grupo Esportes da Sorte, Sofia Aldin, afirma que o investimento no universo de esportes eletrônicos tem como principal objetivo a construção de uma parceria de longo prazo com a comunidade e ampliar a visibilidade da instituição. Hoje, o EDS patrocina o X1 Brazil Combate (um projeto focado em futebol na modalidade um contra um) e a ideia é criar um projeto similar focado na modalidade de esports. “O Esportes da Sorte é uma das empresas mais confiáveis neste segmento. A expectativa é somar as nossas forças para podermos construir cases incríveis e endêmicos no nosso cenário”, afirma.

Parceria semelhante foi firmada com a Team Liquid, que lançou seu centro de treinamento em parceria com a Alienware, linha gamer de produtos da Dell. Inaugurado em maio deste ano em São Paulo, o Alienware Training Facility é o novo centro de operações da organização holandesa no Brasil, com uma estrutura de quatro andares com escritórios, além das três salas de treinamento para as equipes da Liquid, abrigando todos os funcionários que hoje fazem parte da equipe e com espaço para atender os fãs.

Outras organizações de esportes eletrônicos também seguiram a tendência de se filiarem com grandes empresas para firmarem acordos comerciais. É o caso da Vivo Keyd, com a junção da tradicional organização de eSports Keyd com a gigante das telecomunicações Vivo. Atualmente a VK (como é popularmente conhecida) disputa as principais ligas de eSports do país, como o CBLOL (Campeonato Brasileiro de League of Legends) e a LBFF (Liga Brasileira de Free Fire).

A Red Canids também firmou uma parceria com a cadeia de lojas de artigos de escritórios Kalunga, formando a RED Canids Kalunga. Sob este novo nome, a equipe conquistou dois dos seus três títulos do CBLOL, e nesta temporada segue viva na disputa. Para Carlos Nascimento, Head de Desenvolvimento de Negócios do Arena Hub, é uma grande oportunidade das empresas conversarem com o público jovem.

“Os benefícios podem ser muitos se as empresas não entenderem a atividade como mero espaço para publicidade, porque fala diretamente com um dos públicos mais refratários a ações convencionais. Elas devem ter como objetivo a criação de relacionamentos consistentes e duradouros com esses consumidores, que além de tudo ditam tendências” comentou Carlos.

Principal centro de inovação de esporte, mídia e entretenimento da América Latina, o Arena Hub conta com algumas organizações de eSports no seu ecossistema. de acordo com Carlos, estas conexões entre marcas são positivas para todo cenário dos esportes eletrônicos.

“É um movimento que faz crescer a modalidade. Ao acolher no ecossistema essa atividade esportiva, o Arena Hub conecta os times e entidades com a enorme oferta de possibilidades que as Startups podem oferecer para melhorar ainda mais a prática e atrair novos praticantes e o interesse geral do público”, finaliza.


Comments

comments

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Games

Lego, Roblox e Games Grátis em Alphaville

Pandora Nana

Published

on

Shopping Alpha Square terá oficinas divertidas e educativas nos dias 7 e 28 de junho

Os pequenos geeks já têm destino certo neste mês: o Alpha Square Mall, em Alphaville, preparou duas tardes inteiras com oficinas gratuitas de Lego, Games e Roblox em parceria com a escola de tecnologia e robótica TechPlay. A programação acontece nos dias 7 e 28 de junho, das 14h às 18h, no espaço ao ar livre do shopping — ideal para pais que querem relaxar enquanto a criançada aprende brincando.

Voltadas para crianças de 3 a 10 anos, as oficinas são divididas por faixa etária e focadas em estimular criatividade, raciocínio lógico e até noções básicas de programação. Tudo isso com o apoio de monitores especializados e com turmas reduzidas, garantindo segurança e atenção individual.

Confira a programação:

🧱 LEGO Education (3 a 6 anos)
14h às 15h | 15h às 16h
Atividades lúdicas para desenvolver coordenação, imaginação e habilidades motoras.

🔧 LEGO Education Essential (7 a 10 anos)
Mesmos horários acima, com foco em projetos que estimulam pensamento crítico e princípios básicos de engenharia.

🎮 Games e Roblox (7 a 10 anos)
16h às 17h | 17h às 18h
Oficinas que introduzem o universo da criação de jogos digitais, design e lógica de programação.

O evento será realizado no jardim do mall, oferecendo um ambiente acolhedor e verde — um respiro em meio à rotina urbana. Enquanto isso, os adultos podem aproveitar as opções gastronômicas, lojas de moda, beleza e bem-estar do shopping.

📍 Alpha Square Mall – Av. Sagitário, 138 – Barueri
📅 Dias: 7 e 28 de junho
🕒 Horário: das 14h às 18h
💸 Entrada gratuita | Turmas de 16 a 20 crianças por sessão

Mais detalhes: @alphasquaremall

Para mais dicas de eventos geeks, oficinas e rolês para a nova geração nerd, me acompanha lá no Insta: 📲 pandora.nana

Comments

comments

Continue Reading

BGS

Brasil Game Show 2024: Arc System Works Faz Sua Estreia em Grande Estilo

Arc System Works estreia na Brasil Game Show 2024 com estações de demonstração interativas e brindes exclusivos para os visitantes, marcando sua primeira participação no maior evento de games da América Latina. %

Eric Colombo

Published

on


Desenvolvedora Japonesa de Games Arc System Works Anunciada como Nova Atração da BGS 2024

A Brasil Game Show 2024, que celebra seu 15º aniversário, contará com a participação inédita da Arc System Works, renomada desenvolvedora de jogos japonesa. Este é um marco importante para o maior evento de games da América Latina, que promete atrair ainda mais entusiastas e gamers para a edição deste ano.

No estande da Arc System Works, os visitantes poderão experimentar uma série de estações de demonstração interativas. Além disso, serão distribuídos brindes exclusivos para aqueles que testarem os jogos da desenvolvedora. Este ambiente imersivo permitirá que os participantes conheçam e joguem as mais recentes criações da Arc System Works.

Marcelo Tavares, CEO e fundador da Brasil Game Show, expressou entusiasmo pela inclusão da Arc System Works no evento: “Estamos muito animados em receber a Arc System Works pela primeira vez na BGS 2024. Temos certeza de que sua participação será uma adição fantástica, oferecendo aos nossos visitantes experiências únicas e inesquecíveis.”

E você está pronto para esse evento incrível? Não perca a oportunidade de vivenciar a inovação e a qualidade dos jogos da Arc System Works na BGS 2024! Te encontramos lá!

Comments

comments

Continue Reading

eSports

Valorant Game Changers Championship

Mah Sgarbi

Published

on

O Valorant Game Changers Championship começa nesta terça-feira (28) trazendo as 8 melhores equipes inclusivas do cenário e temos a Team Liquid representando o Brasil. 

Confira as 8 equipes classificadas aqui

  • BBL Queens (EMEA)
  • G2 Gozen (EMEA)
  • Evil Geniuses GC (NA)
  • Shopify Rebellion (NA)
  • Tema Liquid Brazil (Brasil)
  • KRU Blaze (LATAM)
  • Team SMG (APAC)
  • Chac Hui EDG (China)

Deixando claro que o cenário de valorant principal é um cenário misto, porém, poucas mulheres fazem parte, deixando suas participações focadas no cenário inclusivo, junto com mulheres trans e pessoas não binárias.

Nossa representante brasileira, a Team Liquid, teve alguns altos e baixos neste ano de 2023, mas se consagrou campeã do Game Changers Brasil pela terceira vez seguida e conseguindo a classificação para o mundial. Ano passado o time chegou ao top 3, perdendo para a G2 no caminho, que foi o time campeão. No entanto, os dois times tiveram grandes mudanças e podem alterar seus destinos nesse Game Changers. A vinda de Isa, Bizerra e Joojinha, que se juntaram à Daiki e Bastarda, mostrou que a Liquid não está nem um pouco para brincadeira e querem esse título, principalmente com o mundial acontecendo aqui na nossa casa, no estúdio da Riot Brasil em São Paulo. Não só isso, mas essa rixa já começa logo no primeiro game da GC com Team Liquid x G2 às 14h no dia 28/11.

Apesar da Team Liquid ser a equipe brasileira, também contamos com a player Shyz, jogadora da KRÜ Blaze que já jogou ao lado da Bizerra quando elas estavam na TBK Esports.

Abaixo alguns detalhes do VALORANT Game Changers Championship 2023

Formato

  • Formato de eliminação dupla; 
  • Todas as partidas são em MD3, com exceção da final da chave inferior e da grande final; 
  • Chave inferior e final são em MD5; 

Premiação

  • 1° lugar: US$ 180 mil
  • 2° lugar: US$ 100 mil
  • 3° lugar: US$ 80 mil
  • 4° lugar: US$ 50 mil
  • 5/6° lugar: US$ 25 mil
  • 7/8° lugar: US$ 15 mil

Comments

comments

Continue Reading
Advertisement

Veja também

Advertisement

%d blogueiros gostam disto: