Cobertura

Tito Prates: Escritor e Presidente da ABERST [Entrevista]

Published

on

Durante a Horror Expo 2019 conversei com Tito Prates, atual presidente da Associação Brasileira dos Escritores de Romance Policial, Suspense e Terror (ABERST). Confira na integra a entrevista com esse grande escritor brasileiro e de coração enorme.

GN: Qual a missão da ABERST?

TP: Preparar os escritores iniciantes para o mercado editorial, ajudando-os a escrevem bons textos e os escritores que já tem uma carreira consagrada, a conseguirem encontrar mercado em eventos como esse.

A gente se reúne e leva os livros de todo mundo em a lugares onde normalmente não se chegaria, ou, só se chegaria com uma livraria e não teria o cara perto para autografar, como a gente faz com diversos autores de todos os nossos eventos.

Qual a grande conquista que ABERST promoveu?

A ABERST tem 2 anos e 2 meses de vida e nesse pouco tempo de vida conseguimos muita coisa legal, mas acho que o maior feito da ABERST foi a nossa escritora revelação de 2018, Larissa Brasil, escritora do livro A Garota da Casa da Colina conseguir uma casa editorial e estar despontando no mercado com livro incrível de sua autoria, inclusive falei para ela “por favor, inscreva esse livro nas premiações que você tem grandes chances”

Essa é realmente nossa missão, pegar escritores iniciantes como a Larissa e ajuda-los a chegar no topo da carreira

 

A Garota da Casa da Colina

GN: Como as pessoas podem se tornar associadas da ABERST?

TP: Para se associar a ABERT, primeiramente o escritor deve acessar nosso site aberst.com.br, clicar em “quero me associar” e preencher o formulário. Esse formulário será enviado para o setor de associação que realizará avaliação do cadastro. Vale ressaltar que o escritor deve ter no mínimo uma obra no gênero escrita com ISBN ou ASIN.

Analisamos junto com nosso conselho se o perfil e a obra do autor se encaixam com o nosso perfil, após análise enviamos um e-mail de aprovação com as formas de contribuição.

O associado então devolve o e-mail com a opção escolhida e recebe um boleto para efetuar o pagamento. Em 5 dias após o pagamento, o escritor já faz parte da ABERST.

GN: Quais as vantagens de ser associado da ABERST?

TP: Além de contar com evento, enconstros, reuniões, workshop e suporte de diversos escritores, o associado tem desconto em gráficas parceiras para impressão de suas obras.

GN: Tito, como surgiu essa ideia de se tornar um escritor?

TP: Olha, lembro-me que datilografei meu primeiro livro quando eu tinha apenas 12 anos de idade. Passou muito tempo, fui trabalhar em outra área e acabei tendo alguns problemas de saúde, então fui trabalhar na área administrativa e durante esse período acabei publicando uma biografia.

Essa biografia é de uma autora pouco conhecida, não sei se você conhece a escritora Agatha Christie (risos). Eu sou o autor da primeira biografia escrita originalmente em língua portuguesa e autorizada da Agatha Christie.

Biografia Agatha Christie: From My Heart

 Por eu ter escrito a biografia dela, algumas pessoas começaram a me pedir para escrever um conto policial, um conto de terror e ai o bichinho me picou. De 2013 para cá devo ter devo ter entre 20 e 30 contos publicados, 2 romances policiais na Amazon, 3 livros físicos e virtuais lançados na Amazon sobre a Agatha Christie também e 1 físico lançado esse ano chamado “Museu do Crime”.

Museu do Crime

GN: Tito, um autor que te marcou?

TP: Agatha Chriestie

GN: Um filme?

TP: Eu sou ruim disso cara (rs), vamos de Psicose.

GN: Quais dicas que você daria para quem tá lendo essa entrevista e tem muitas ideias na cabeça, tem vontade de se tornar um autor/escritor, mas não sabe por onde começar?

TP: Rapha, escreva, escreva e escreve. Manda para um bom beta e um bom editor de texto, quando eu falo editor, não falo de casa editorial é aquela cara aquele cara que vai trabalhar em cima do seu texto, são coisas distintas.

Um bom beta e um bom editor, não são aqueles caras que vão falar “pô meu, babei no seu texto” e aí você abre a primeira página estava lá “Maria subiu com os pés e as mãos em cima da cadeira e caiu para trás sentada em cima dos ovos da galinha Julieta”. Se isso for um livro cômico está ótimo, se for um livro policial está errado.

O editor e o beta vão dizer “isso tá legal, isso não tá legal, isso é publicável isso não é publicável” e não vão ter dó de falar para você “cara, esse livro de 400 páginas pode ter 200, ou, esse livro de 100 páginas pode ter 250 páginas”.

Ele vai sempre te dar alguma opinião, lógico tem livros que nós pegamos e falamos “nossa isso aqui veio pronto”, mesmo que esse primeiro livro não seja publicável, o bom editor vai te dizer o que precisa ser feito e o que deve ser feito.

E aí vai depender de você ser maleável e ter humildade, pois já teve gente que mandou coisa para nós e eu disse “olha isso não tá legal” e a pessoa diz “mas é meu estilo” e eu falo “mas não tá legal, não se escreve assim” e o cara me fala “o Saramago escreve assim e ganhou um Nobel de literatura”, eu vejo isso e penso “mas ele é o Saramago, você não” (rs). Por isso que eu digo, tem que ter humildade.IMAGEM LIRO DE SARAMAGO

Ensaio sobre a Cegueira

GN:  E tem coisa nova vindo por aí na ABERST?

TP: Tem muitas coisas novas para a ABERST, se Deus quiser ano que vem investiremos em mais eventos. Nosso 3º Ghost Story Challenge”, já está com data marcada 24/05/20 e 25/05/20.

GN:  O que é o Ghost Story Challange?   

TP: O Ghost Story Challenge é um evento que tem como objetivo proporcionar uma imersão completa de terror e suspense para os autores e escritores do gênero.

A gente tranca 25 escritores em algum lugar durante uma noite, a o 1º Ghost Story Challenge foi em uma casa foi em uma casa no Planalto Paulista, o 2º Ghost Story Challenge que foi esse ano foi em um hotel fazenda no meio da Serra do Mar.

Em 2020 vamos radicalizar a experiencia, pois nós vamos para um lugar onde, tanto coisas de romance policial, quanto fantasmas reais já foram avistados.

Vamos ver se os escritores dessa vez vão conseguir passar a noite naquele lugar, porque dessa vez é um lugar real, não um lugar imaginário (rs).

GN: Tito muito obrigado pela conversa, com certeza tivemos uma aula.

TP: Obrigado você e toda equipe do GN, essa é só a primeira de muitas.

É isso aí galera, espero que tenham gostado da entrevista, para quem quer conhecer mais sobre o trabalho da ABERST ou se associar? Então é só clicar no link ABERST .

Já aproveita e compartilhe essa matéria com seus amigos e nos siga em nossas redes sociais!

Comments

comments

Click to comment

Copyright © 2017 Zox News Theme. Theme by MVP Themes, powered by WordPress.