Cinema

Psicose: O marco dos filmes de suspense

Published

on

Psicose, o clássico filme escrito por Joseph Stefano e dirigido por Alfred Hitchcock, foi lançado em 1960 e em preto e branco (embora produções coloridas já existissem na época). O filme conta a história de Norman Bates, proprietário de um motel de pouco movimento em uma cidade pequena, o Motel Bates.

Norman Bates a princípio pode parecer um pouco estranho. Tendo em vista que ele mora com mãe (ou quase isso), é um homem sozinho e tem como hobby taxidermia. Com o decorrer do filme descobrimos que chama-lo de “um pouco estranho” poderia ser considerado um grande eufemismo.

O filme se desenvolve quando a secretaria Marion Crane rouba uma alta quantidade de dinheiro que deveria depositar para um cliente. Ao invés de ir ao banco, ela foge da cidade e após uma forte chuva acaba no Motel Bates. O motel vive seus piores dias, por conta de um desvio na estrada principal que fez com que praticamente ninguém passa-se em frente do lugar.

Marion então é recebida pelo simpático proprietário, que faz seu check-in e a oferece uma refeição. (super gentil, não?). A hospitalidade termina na mesma noite, quando Marion é morta enquanto tomava banho, com uma série de facadas, em uma das cenas mais icônicas da história do cinema.

Mas, porque essa cena é tão icônica? Pela fato de acompanharmos a morte da personagem que, até o momento, pensamos ser a principal! Alfred Hitchcock admitiu que essa cena foi a que mais atraiu quando leu o roteiro. Isso porque ele afirmava que uma morte durante o banho, em um momento tão vulnerável, era realmente algo “incrível”. Essa cena foi filmada de vários ângulos diferentes, para pegar todos os momentos, ficando assim da forma que o diretor queria, nos mínimos detalhes. 

Quando um investigador particular e a irmã de Marion começam a procurar pelo dinheiro roubado e pela irmã, respectivamente, Norman acaba sendo pressionado.

Psicose é um marco nos filmes de suspense, muito por causa do clima que o filme cria, fazendo com que a gente fique envolvido e nos sintamos parte da história. O filme é surpreendente, e até hoje pega muita gente de surpresa. Conhecer Norman Bates e sua história sinistra é realmente incrível. Um personagem que surpreende hoje, agora imagina a quase 60 anos atrás? Norman é muito bem construído, um personagem profundo, complexo e muito interessante.

Quem nunca assistiu ao filme, não sabe o que está perdendo. Acreditem, o filme não é um super clássico e considerado um dos maiores de todos os tempos atoa.

Depois do sucesso de bilheteria do primeiro filme, que faturou 60 milhões de dólares, com um gasto de 800 mil dólares, mais 3 filmes foram feitos como continuação. “A mas Norman deveria estar preso, como ele sai da cadeia?”. É uma boa pergunta, com certeza ele teve um advogado criminal muito bom mesmo. Além disso, o universo de Psicose ainda conta com um reboot e uma série de TV, muito conteúdo e a grande maioria de muita qualidade!

Comments

comments

Click to comment

Copyright © 2017 Zox News Theme. Theme by MVP Themes, powered by WordPress.