Já sabemos que a PEX vai enfrentar a KaBuM! no International Wildcard, e entendemos qual foi a trajetória do time latino para chegar à decisão. Mas como funciona o cenário competitivo latino? Quais são os torneios e as etapas que um time mexicano ou argentino precisa vencer para conquistar títulos e chegar ao palco internacional? Os servidores latinos têm diversos campeonatos integrados, fases em grupos e também em eliminatórias, e por isso pode parecer complicado de entender. Mas vamos por partes.
Existem quatro “níveis” de campeonatos nos servidores da América Latina:
- Copas Nacionais e Circuito das Lendas
- Super Semana
- Parada Competitiva
- Copa Latino-americana
1 – Copas Nacionais e Circuito das Lendas
A América Latina é formada por 21 países, sendo que a LAS (Sul) conta com Bolívia, Paraguai, Uruguai, Argentina e Chile, e a LAN (Norte) vem com Colômbia, Venezuela, Equador, Peru e México, além dos países da América Central e Caribe.
As Copas Nacionais são campeonatos formados especificamente para quatro países, dois de cada servidor, tomando por base os territórios com mais jogadores e estrutura. Portanto, apenas Chile e Argentina (Sul), Colômbia e México (Norte) tem esse tipo de campeonato. Nele, somente equipes e jogadores do país referente podem competir, então não existe chance para países “menores”. De qualquer forma, os times podem optar por deixar a Copa Nacional de lado e disputar o Circuito das Lendas, que tem menos restrições.
Ao final da Copa, são definidas quatro equipes, consideradas as melhores do país. Elas se enfrentam em um quadrangular final com jogos de ida e volta, com o primeiro lugar recebendo o título de melhor time do país e se classificando para a Super Semana. Por ser uma copa nacional que evolui para uma liga (o quadrangular), os times que disputam este campeonato normalmente têm mais visibilidade que os outros. É por causa disso que nomes como Lyon Gaming, Isurus Gaming e Dash 9 Gaming acabam sendo mais conhecidos pelos brasileiros.
Ok, temos quatro equipes na Super Semana até agora (as quatro vencedoras das Copas Nacionais). Mas, se só esses quatro países têm essa tal Copa, como os outros podem ter uma chance?
Circuito das Lendas
Simples! O Circuito das Lendas (CdL) é a oportunidade de equipes de países como Equador, Peru, Guatemala, Cuba e os outros tentarem a sua chance de crescer. Aqui também entram os times que têm jogadores de diversos países, como a PEX, composta por três uruguaios, um argentino e um peruano.
O modelo do CdL é parecido com o da Go4LoL, torneio organizado pela ESL aqui no Brasil. Os 16 melhores times da classificação de equipes ranqueadas (8 de LAN e 8 de LAS) são convidados para disputar o torneio semanal, e assim é pelas quatro semanas de um mês, com as equipes convidadas variando de acordo com sua posição na classificação de ranqueadas. Assim, os oito melhores classificados dos torneios semanais avançam para o campeonato mensal, também dividido entre Norte e Sul. Em formato eliminatório, o mensal elege o melhor time do Circuito das Lendas dos servidores LAS e LAN, e esses dois avançam para a Super Semana juntamente com os quatro das Copas Nacionais. Por ser um campeonato eliminatório e entre diversas equipes, o CdL não tem muita visibilidade, mas o prêmio em dinheiro é maior do que o de uma Copa.
Ainda está comigo? Eu disse que era complicado.
2 – Super Semana
Chegamos à Super Semana. Felizmente, ela não é tão difícil de entender, visto que engloba apenas seis equipes: os vencedores das Copas Nacionais (quatro times) e os vencedores de LAS e LAN no Circuito das Lendas (portanto, dois times). Os times são combinados em dois grupos de três equipes: os campeões de Colômbia e México com o vencedor do CdL Norte, e os campeões de Argentina e Chile com o ganhador do CdL Sul. Os confrontos são de ida e volta, e daí elegem-se dois de cada grupo.
3 – Paradas Competitivas
Com isso, ficamos com os quatro principais times da América Latina, chegando finalmente às Paradas Competitivas, grande evento que acontece três vezes ao ano. Quando a primeira Parada termina, tudo o que falamos até agora começa de novo, até a próxima Parada. Os times que chegam a uma Parada ganham pontos numa tabela que, depois das três Paradas Competitivas, vai reunir os quatro times com mais pontos para disputar a Copa Latinoamericana.
Foi em uma dessas Paradas Competitivas, mais especificamente a segunda, que aconteceu dia 19 de julho em Buenos Aires, que a PEX se classificou para o Torneio Internacional Wildcard ao bater a favorita Lyon Gaming.
4 – Copa Latinoamericana
Existem Copas Nacionais para Argentina, Chile, México e Colômbia, e os vencedores desses campeonatos se juntam aos dois ganhadores do Circuito das Lendas para formar a Super Semana, de onde saem quatro equipes. Essas se enfrentam nas Paradas Competitivas, que acontecem três vezes ao ano em palco presencial e dão pontos conforme a classificação do time. Ao final do ano, as quatro melhores equipes nessa tabela disputarão o título de grande campeão latino-americano.
Atualmente, o ranking Latino está com Lyon Gaming na liderança (600 pontos), seguida por PEX (550), Kaos Latin Gamers (200) e Tesla Gaming (150).
Temos aqui, de forma simplificada, como funciona o sistema latino. Leia com atenção e siga a imagem!
E fiquem ligados na GN para cobertura completa do WildCard em Seattle, a onde a equipe Brasileira Kabum! vai jogar contra a PEX por uma vaga no Mundia de League of Legends!