Connect with us

Tecnologia

Você utiliza velocímetro para medir a velocidade da sua internet?

Rapha

Published

on

Sabia que medir a velocidade da sua internet é muito importante? Pode ser que você se depare com certa instabilidade na conexão ao longo dos dias, mas simplesmente não sabe entender o porquê. Ao utilizar um bom velocímetro para verificar se tudo está em perfeito funcionamento, você se sentirá mais seguro em relação à navegabilidade do seu plano contratado.

Como faço para utilizar um velocímetro?

Hoje em dia existem inúmeros medidores de conexão disponíveis na internet, basta escolher aquele que você acha mais fácil de interpretar os resultados. Nossa principal orientação é que você escolha um teste que seja capaz de armazenar os dados obtidos ao longo de cada medição. Quando eles são atualizados, fica mais fácil de comparar o funcionamento do sinal ao longo dos dias, em diferentes horários.

Há também alguns velocímetros em formatos de aplicativos que também facilitam essa medição. Independente do seu sistema operacional, seja iOS ou Android, o importante mesmo é não deixar passar batido. Para mais exatidão nos resultados, utilize o mesmo velocímetro no seu dispositivo móvel e no seu computador. Posteriormente verifique se os números batem.

Se os mesmos diferirem muito, é recomendado que, imediatamente você analise se há algum objeto atrapalhando o seu sinal. Se sua rede for sem fio, em específico, é preciso tomar alguns cuidados em relação às interferências causadas por portas, móveis e até mesmo eletrodomésticos que possam emitir ondas eletromagnéticas, como micro-ondas.

O velocímetro é confiável?

Sim. Além de serem confiáveis, eles apresentam números que são bem fáceis de interpretarmos. Fundamentalmente, os testes de velocidade se resumem às taxas de download, de upload e de latência, mais conhecida como Ping. A partir desses dados você já consegue entender como está a eficácia do serviço.

Se você ainda tem dúvidas, faça o teste duas vezes. Outra opção é utilizar diferentes velocímetros. Lembre-se que dificilmente o medidor apontará a velocidade máxima contratada junto a sua operadora. Isso ocorre por uma série de fatores, tais como fluxo de rede e até mesmo as próprias interferências. As redes sem fio costumam ser mais instáveis do que a fibra óptica, isso porque a propagação de sinal é realizada pelo ar, aumentando o risco da queda de conexão.

Há outras maneiras de medir a velocidade?

Dificilmente você conseguirá outra forma para ter certeza do desempenho da sua conexão. Você pode tentar enviar arquivos ou baixa-los, a fim de comparar a velocidade de upload e download. Todavia tal prática é um tiro no escuro, visto que você não terá certeza do tempo que levou cada processo.

Os velocímetros são ferramentas específicas, pensadas para medir a velocidade da internet, independente do sistema de conexão: Seja discada, via rádio, fibra óptica, banda larga…

O que fazer se minha internet estiver abaixo do esperado?

Se sua internet estiver com uma velocidade inferior a 40% da velocidade contratada por você, é possível fazer uma reclamação na sua provedora. Como dissemos por aqui, medir a velocidade com frequência pode gerar uma economia significativa na sua fatura mensal. Desde que comprovada essa instabilidade, você pode sim exigir seus direitos. A operadora poderá te ressarcir nestes casos, após uma Resolução criada pela Anatel.

Viu só a importância de utilizar um velocímetro? Não importa em que momento do dia. O essencial é você se atentar ao que está no seu contrato. Por obrigatoriedade, a operadora deve firmar um compromisso com o cliente em lhe oferecer qualidade no serviço, um bom suporte técnico, bem como a resolução de problemas com a conexão.

Neste sentido, antes de contratar qualquer pacote, verifique se ele vai atender suas necessidades e se ele de fato será funcional, como a propaganda promete. Analisar a reputação da empresa também é essencial no momento de entrar em contato com a Central de Atendimento para solicitar um plano.

Com o passar do tempo, a tecnologia evolui, e as pessoas precisam a cada dia de serviços que sejam eficazes para o desempenho de suas atividades. Tendo isso em vista, não marque bobeira, fique de olho na velocidade de sua internet, faça o teste do velocímetro com frequência para ter segurança e tranquilidade com seu plano.

 

 

 

Comments

comments

Apaixonado por Games, Animes, Livros ( Fantasia e ficção), chocolate e claro um bom e velho RPG de Mesa ( principalmente Tormenta). Esse sou seu.

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tecnologia

Aprenda a Trocar o Toner da Sua Impressora

Rapha

Published

on

Trocar o toner da impressora parece complicado? Saiba que a troca pode ser bem simples e rápida, apenas seguindo algumas dicas. Confira neste post exclusivo o passo a passo para trocar seu Toner HP, Toner Samsunge de qualquer outra marca.

 

As atividades de escritório, escolares são facilitadas pelo uso da impressora. Porém como qualquer outro aparelho eletrônico, a impressora precisa de alguns cuidados, entre eles a troca correta do Toner e de qualquer outro fabricante.

Passo a passo para trocar Toner da sua impressora

 

Confira o passo a passo para trocar corretamente o Toner da sua impressora:

 

1. Deixe a impressora esfriar

Se estiver utilizando a impressora, e a tinta acabar, você deve deixá-la esfriar por 10 minutos, antes de fazer a troca do toner.

 

2. Abra a impressora

Agora, você já pode começar a fazer a troca do Toner Lexmark,Toner Kyoceraou da marca que utilizar. Dessa forma, abra a tampa frontal da impressora, para retirar o tambor/ toner antigo, sempre puxando o toner na sua direção e levantando-o. Segure a impressora e o toner, utilizando uma mão em cada uma dessas partes.

 

3. Retire o toner da impressora

Agora, afaste a alavanca verde da impressora (bloqueio), retirando o Tonerda impressora. Lembre-se que é preciso ter cuidado ao retirá-lo, não devendo inalar o pó da tinta e não colocar o toner perto de lugares ou substâncias inflamáveis.

 

4. Instale o toner novo

Agora é hora de colocar o toner novo na sua impressora, para isso, você deve retirá-lo da caixa da embalagem. Com as duas mãos e o toner em posição horizontal, mexa-o com movimentos de contínuos e delicados, para que a tinta se espalhe pelo toner.

 

Retire a tampa protetora do Toner que estiver utilizando e coloque-o dentro da impressora, no lugar adequado para o toner. A impressora deve emitir um som de “clique”, garantindo que o toner foi bem colocado, e a impressora deve levantar a alavanca verde.

 

5. Limpe o fio corona

Limpe o fio de corona, utilizando a patilha verde, fazendo movimentos de “vai e vem”, da esquerda para a direita. Ao terminar, tenha certeza que a patilha verde está na posição inicial, pois se não ficar na posição correta, suas impressões irão ficar com listra na vertical.

 

Ao finalizar, coloque o Tonernovo que está no tambor, dentro da impressora, feche a impressora com a tampa normalmente.

 

Pronto, ao seguir corretamente o passo a passo seu Tonerestará devidamente instalado e pronto para ser utilizado.

 

Gostou das dicas para trocar o toner de sua impressora? Então, continue a acompanhar nosso blog!

 

Comments

comments

Continue Reading

Tecnologia

Como proteger o e-mail da sua empresa?

Rapha

Published

on

A troca de e-mails é uma prática importante para a comunicação corporativa, e é comum que essas mensagens contenham informações importantes e dados sigilosos que se forem acessados por pessoas mal-intencionadas podem gerar uma série de complicações e até mesmo abrir vantagem para a concorrência.

Acompanhe este post para obter algumas dicas de proteção para o e-mail institucional.

Proteção contra infecções

A abertura de arquivos desconhecidos ou anexos suspeitos abre portas para contaminações por vírus que podem não só trazer problemas de acesso à conta como infectar as máquinas ou até mesmo a rede.

O e-mail corporativo Zimbra conta com proteções antivírus atualizadas que vão manter as suas informações sob segurança, evitando problemas.

Perda de informações

Todo equipamento tecnológico está sujeito a problemas e com isso, muitas informações importantes se perdem. O e-mail Zimbra conta com serviços de backup, para que suas mensagens estejam sempre em um lugar seguro e possam a ser acessadas quando for necessário retomar um contato com cliente antigo ou rever algumas determinações combinadas por esse tipo de comunicação.

Investimento nos funcionários

Tão importante quanto uma boa tecnologia, é necessário investir em treinamento para que os funcionários saibam como cuidar melhor das informações sensíveis e consigam identificar mensagens maliciosas, tendo mais segurança e atenção ao enviar ou receber um e-mail institucional.

Também é indispensável adotar um código de ética interno, já que em alguns casos os próprios colaboradores podem repassam informações estratégicas para a concorrência ou usam esses dados para abrir a sua própria empresa e passam a atuar como concorrentes.

Uso da criptografia

Não é raro que os empregados e até mesmo diretores consultem seus e-mails de trabalho em smartphones ou outros dispositivos móveis, que podem ser perdidos ou roubados. Contar com uma boa criptografia ajuda a evitar o vazamento de informações trocadas por e-mail institucional, caso ocorra algum imprevisto.

Cuidar da segurança do e-mail institucional é essencial para a corporação e deve ser prioridade entre as equipes de TI.

Comments

comments

Continue Reading

Tecnologia

Teste de velocidade: Por que é importante medir a velocidade de internet

Rapha

Published

on

Você já ouviu falar sobre o teste de velocidade de internet? O teste de velocidade é muito importante para avaliar a qualidade e rapidez do serviço, uma vez, que a internet faz parte do cotidiano de milhares de pessoas, seja para trabalho, estudo ou entretenimento.

Ao contratarmos um plano de internet, avaliamos qual a velocidade será necessária de acordo com a frequência e fins para qual usamos o serviço.  Mas, ao mesmo tempo é preciso ficar atento à velocidade do plano de internet, para ter certeza de que recebemos pelo que pagamos, se vai ser preciso trocar de plano ou se a lentidão é causada por algum problema na rede. Para avaliar esses critérios é importante fazer um teste de velocidade.

Saiba neste artigo por que é importante medir a velocidade de sua internet.

Como o teste de velocidade funciona

O teste de velocidade avalia quanto tempo a sua internet leva para fazer download, upload e latência, que são as 3 principais avaliações para comparar a sua internet e saber a quantidade de megas que ela atinge por segundo, ou seja, a velocidade que seu plano pode chegar.

Por que é importante fazer teste de velocidade

A velocidade de download geralmente é bem superior à velocidade de upload na internet banda larga. Se nunca reparou, faça o teste de velocidade para saber mais sobre os seus dados.

Observar as taxas através do teste de velocidade é muito importante para gerenciar seu plano de internet e avaliar se está recebendo o pelo que paga.

Taxas de download e upload

Muitos se surpreendem quando vêem a velocidade de upload (ou seja, os dados enviados do seu computador para outros PCs e provedores) é mais baixa que a de download (responsável por receber dados pelo seu computador em um determinado tempo).

Essa diferença entre as taxas é normal e você não precisa se assustar. A velocidade de download é bem superior, como podemos observar ao realizar o teste de velocidade, pois acompanha as necessidades gerais dos clientes, ou seja, nós recebemos muito mais dados do que enviamos.
Embora muita gente não se preocupe com isso, ao contratar um plano de internet, a velocidade que é oferecida pela operadora se refere à taxa de download que pode ser alcançada.

Na contratação de um plano com 500 kbps (kilobits por segundo) ou 1 Mbps (megabits por segundo), por exemplo,esses valores serão as velocidades máximas que a sua rede de internet poderá alcançar quando estiver baixando dados, mas ao realizar o teste de velocidade irá notar que dificilmente o resultado será 100 %.

Podemos utilizar um exemplo com livros. Existem mais pessoas que lêem do que pessoas que escrevem, ou seja, a gente tende a receber mais informações do que produzir.

Entretanto,se a velocidade de upload estiver muito baixa, pode impactar na qualidade de sua navegação pela internet, pois seu computador terá dificuldades para enviar pacotes solicitando o recebimento de dados. Portanto, não é preciso estranhar quando o resultado do teste de velocidade mostrar que a taxa de download é maior que upload.

Conclusão

Atualmente, com o desenvolvimento de novas tecnologias, essas afirmações se tornaram praticamente infundadas. Para qualquer tipo de serviço prestado o consumidor precisa receber pelo que paga.

No caso da internet, o consumidor paga pela velocidade máxima do plano, mas geralmente recebe uma velocidade inferior (muito inferior) ao que deveriade fato receber. O teste de velocidade é muito importante nesse caso, pois te ajuda a ter uma base do quanto está recebendo e se a quantidade for muito inferior. Dessa forma, é importante que exista cobrança por parte dos consumidores, para que as prestadoras de serviços de telecomunicações ofereçam efetivamente as velocidades contratadas nos planos.

 

Comments

comments

Continue Reading
%d blogueiros gostam disto: