Connect with us
Konami Codes, International Superstar soccer Konami Codes, International Superstar soccer

Games

International Superstar Soccer: a série de video-game que faz a gente gostar de futebol

Published

on

Nos anos 1990, enquanto a gente bebia um suco de morango numa daquelas embalagens transparentes em formato de carrinho e comia um chocolatinho da Turma da Mônica, o International Superstar Soccer era considerado o melhor jogo sobre futebol que existia.

As intermináveis tardes com os gritos de “gol, gol, gol!!!” começaram em 1995, ano em que Konami, a desenvolvedora do jogo, fez seu lançamento para o console Super Nintendo. Você podia escolher seleções de diversos países e contava com um gameplay intuitivo e envolvente.

A seleção brasileira contava com o mito Allejo, o melhor jogador da geração 16 bits, e outros personagens criados pelo imaginário de quem jogava International Superstar Soccer, como o Fuerte, da Argentina.

A Konami já tinha experiência na criação de jogos de futebol, pois havia lançado o International Soccer (1983 – Commodore 64), Konami’s Soccer (1985 – MSX) e Konami Hyper Soccer (1992 – NES). Cada título teve suas particularidades e inovações que contribuíram para a criação do jogo que nos encantou nos anos 1990, com sua visão isométrica e melhorias gráficas.

Poucos meses depois, o jogo chegou ao Mega Drive e PS1, como International Superstar Soccer Deluxe. Com isso, os jogadores sentiram a melhoria do visual e da inteligência artificial, além de poder jogar com outra pessoa e o comentarista ter mais falas.

Outras versões surgiram e a franquia evoluiu para série “Pro Evolution Soccer”, segundo a revista OldGamer, edição 21.

Falando em versões, o jogo teve alguns mods por aqui para que pudéssemos jogar com nossos times. Assim, surgiu o “Ronaldinho Soccer 97”, por exemplo, uma homenagem ao “astro dos campos” do momento (antes dele amarelar na copa de 1998).

Eu, particularmente, lembro dos meus primos jogando por horas a versão Deluxe com seus amigos. Eles ficavam muito entretidos e competiam para ver quem fazia mais gols. O meu primo mais velho, Suquinha, conseguia fazer tantos gols que eu ficava irritada. Sinto saudades dessa época, pois ele foi assassinado com apenas 21 anos.

Esta diversão simples e toda a diversão marcou profundamente minha infância e tenho um carinho especial pelo International Superstar Soccer.

Como era o jogo Internacional Superstar Soccer?

No jogo haviam 36 seleções divididas por regiões e 6 seleções com os melhores jogadores de cada continente. Os uniformes lembravam as vestimentas dos times oficiais.

Você podia escolher entre três níveis de dificuldade: fácil, médio e difícil. Eu não lembro se o pessoal da minha família conseguiu terminar o jogo no modo difícil. Isso me lembra das telas de password que exigiam uma combinação de símbolos gigantesca e era complicado tentar desenhar num caderno.

International Superstar Soccer Deluxe contava com seis modalidades diferentes e que você podia escolher dependendo dos dias que pagou na locadora para ficar com a fita:

  • Open Game – uma partida amistosa;

  • International – podemos considerar como uma “copa do mundo”;

  • World Series – quase uma liga internacional;

  • Scenario – cenários divertidos que faziam referências a partidas de jogos de futebol reais;

  • Penalty Kick – era apenas a disputa de penaltis;

  • Training – modo de treino para melhorar a performance.

Diferenciais do jogo

Para quem gosta de jogos de futebol hoje dia, tudo o que contei aqui não tem nada demais. Porém, posso destacar as seguintes características:

  • Configuração do time – você podia fazer diversas combinações (3-5-2, 5-4-1), como se fosse um técnico, e tinha liberdade para escalar os jogadores que considerava melhores;

  • Emoção no telão – acredita que os melhores lances apareciam num telão? Também acontecia de aparecer imagens quando o jogador levasse um cartão vermelho;

  • Jogadores – os personagens tinham nomes fictícios, mas se tornaram craques tão importantes quanto os reais. Além disso, você podia ver os status deles e saber se eles estavam bem ou cansados demais para jogar;

  • Cenários – o jogo contava com seis estádios diferentes e que representavam os seis continentes. Cada um tinha um tamanho e você ainda podia escolher jogar no sol, na neve ou na chuva;

  • Bandeirinhas e juízes – eles realmente desempenhavam suas funções como na vida real.

Konami Codes

Não sei se meus primos ou meu irmão usavam estes recursos, mas haviam “Konami Codes” para facilitar as coisas (ou simplesmente dar boas risadas). Era costume do pessoal da época, anotar essas preciosas informações em cadernos, assim como os passwords de outros títulos que permitiam pular algumas fases. Confira o que acontecia no International Superstar Soccer Deluxe quando utilizávamos alguns destes comandos.

Gol! Gol! Gol! – sim, você não pararia de marcar pontos se utilizasse a seguinte sequência: antes da partida começar, acesse a Key Configuration e depois selecione Charge Controler e deixe “manual” na opção área B. Quando começar a partida e um lance lateral ao seu favor acontecer, aperte ao mesmo tempo os botões L e R. Você vai perceber que conseguirá controlar o goleiro. Assim que pegar a bola, corra até o gol adversário e entre com bola e tudo! Fique pressionando o botão de chute até ficar satisfeito com o número de pontos.

Time All Star – você pode jogar com o time composto pelos melhores jogadores fazendo a seguinte sequência na tela de apresentação: B, B, X, X, A, Y, A, Y, Direita, Esquerda e X.

Transforme o juiz em cachorro – basta fazer a seguinte sequência na tela de apresentação: Cima, Cima, Baixo, Baixo, Esquerda, Direita, Esquerda, Direita, B e A.

Todas as habilidades – tenha 100 skills para otimizar seus jogadores fazendo o seguinte macete: vá até a opção Skills Level e use todos os 100 pontos que você tiver. Em seguida, saia desta opção e entre novamente e aperte Y em um jogador aleatório. Assim, você consegue mais 100 pontos para distribuir no time.

Se você não quiser usar estes artifícios, você pode se divertir com os desafios e crescer com o aprendizado.

O que você achou deste jogo? Chegou a jogar ou ver alguém mais velho jogando?

Comments

comments

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Games

Live Gold: Entenda as Diferenças

Rapha

Published

on

A assinatura da Xbox Live permite a adesão a uma conta Live Gold. Mas quais são as diferenças e as vantagens que a Live Gold oferece? É disso que vamos falar!

Vantagens da Xbox Live Gold

Uma das maiores vantagens da Xbox Live Gold é a possibilidade de jogar com amigos, o que é extremamente interessante para alguns títulos como Halo e Call of Duty. Trata-se da rede multijogos mais avançada, proporcionando máximo desempenho, reduzindo o tempo de retardo e diminuindo as possibilidades de trapaça.

O Xbox Live Gold faz suas atualizações em segundo plano, permitindo que você continue aproveitando o seu jogo favorito.

Acesso a conteúdos inéditos e descontos exclusivos

O Xbox Live Gold abre acesso a conteúdos inéditos, descontos na compra de jogos e até mesmo a filmes e séries da Netflix.

 

Você consegue manter chats de voz e de vídeo com seus amigos, assim pode dividir estratégias de jogo tornando tudo muito mais divertido.

 

Também consegue fazer download de conteúdo gratuito assim que é lançado, enquanto os que usam a conta Silver só tem acesso a esses jogos uma semana após o lançamento.

 

Duas vezes por mês, os assinantes da Xbox Live Gold têm acesso exclusivo e grátis a uma seleção de jogos feita por fãs. Semanalmente, conseguem descontos de 50 a 75% na Microsoft Store para jogos selecionados e complementos.

Como assinar o Xbox Live Gold

As assinaturas da Xbox Live Gold podem ser feitas com cartão de crédito, mas se você não tem nenhum cartão, pode aderir a um cartão pré-pago. Com o cartão Live Gold, você escolhe o valor dos créditos que quer inserir na conta e consegue aproveitar todas as vantagens da assinatura, sem se preocupar com faturas ou cobranças posteriores.

 

O cartão Live Gold também é uma ótima opção de presente para amigos e parentes adeptos dos jogos online.

 

Comments

comments

Continue Reading

Games

Cube TV chega ao Brasil e promete revolucionar o mercado

Bruna Andrade

Published

on

Cube TV chega ao Brasil e promete revolucionar o mercado

Cube TV chega ao Brasil e promete mudar completamente o cenário de eSports!

Mais de 50 streamers de games participaram de um evento especial de lançamento da Cube TV na noite de terça-feira (11) em São Paulo. O evento contou com a presença dos representantes da empresa no Brasil, além dos embaixadores da plataforma.

A Cube TV promete oferecer a maior experiência que uma plataforma de transmissão ao vivo pode entregar ao streamer e ao telespectador. Com sistema de remuneração diferenciado das atuais plataformas, apresentações de tendências de jogos populares, torneios de jogos e atividades como a Corrida ao Diamante, uma atual parceria com o time CNB.

A plataforma foi disponibilizada no Brasil em abril e logo adquiriu muitos parceiros famosos, incluindo BRTT, Tecnosh, HASTAD, YETZ, e Lula do Pub. Pietro Limone, desenvolvedor de marketing da Cube TV no Brasil, apresentou a novidade aos convidados.  E segundo ele, a plataforma tem diversos atrativos que a diferenciam da concorrência, como o melhor aplicativo de transmissão do mundo e um sistema de valorização de streamers, desde os pro players até os iniciantes.

A empresa estudava a entrada no Brasil há alguns anos. De acordo com Marta Cheng, country manager de CUBE TV Brasil, uma captação de U$ 272 milhões pela empresa YY concluída em junho, permitiu que a nova plataforma de streaming expandisse seu mapa de jogos na América Latina. “De acordo com estudos que fizemos, o Brasil tem hoje 60 milhões de pessoas que se interessam por games e já é o 13º maior do mundo nesta indústria. Por isso, vemos ótimas oportunidades. Nosso plano é de longo prazo com o país”, declarou Marta.

A nova plataforma visa criar um ecossistema de eSports sustentável, beneficiando streamers, telespectadores, editores de jogos e jogadores de eSports profissionais. Para James Wang, vice-presidente da BIGO Technology, que controla Cube TV, o lançamento no Brasil visa promover oportunidades para os jogadores na América Latina.

“A ideia por trás disso é criar um ambiente de jogo vibrante, onde oferecemos aos nossos usuários a oportunidade de interagir e se colocar na arena dos jogos. Além disso, permite que eles ampliem seu círculo de amigos onde poderão compartilhar seus interesses. A longo prazo, esperamos promover oportunidades para os jogadores no Brasil interagirem e se colocarem em um ambiente social divertido e saudável e até mesmo construírem uma carreira profissional em jogos”, declarou Wang.

E a Cube TV já chega com diversas ativações para atrair novos usuários.  O #JoinCubeTV é um convite oficial que permite que todos os usuários resgatem cartões Steam ilimitados. Além disso, também incentiva os novos usuários a se tornarem streamers. Quando o convidado for transmitido pela Cube TV, a pessoa que o convidar também será recompensada com um valor em dinheiro de 10% do salário de transmissão. “Para agradecer a todos os nossos usuários, especialmente aqueles que optarem por permanecer na nossa plataforma e continuamente produzir conteúdo atraente para seus fãs, criamos o #JoinCubeTV. Com ela, todos os jogadores do Brasil podem compartilhar sua alegria e diversão em nossa plataforma ” disse Limone.

Outra novidade foi apresentada no evento por Carlos Fonseca, um dos sócios da CNB. Ele apresentou um projeto em parceria com a Cube TV chamado Corrida ao Diamante, que vai dar 6.300.000 Beans, moeda oficial da plataforma, que equivalem a mais de R$ 100 mil reais. A ideia é criar uma conta nova no LoL e “rushar” até o elo diamante. Também é necessário streamar, no mínimo, 30 horas da jornada. Os 160 primeiros serão dividos em 32 equipes que disputarão um campeonato. O projeto tem como foco a incubação de mais jogadores profissionais de eSports no país, contribuindo para o cenário brasileiro. “Estamos muito ansiosos para fortalecer a parceria com amigos confiáveis ​​como a Cube TV”, comemorou.

De acordo com a Cube TV, os telespectadores também se beneficiam com o uso da plataforma, pois o serviço oferece uma infinidade de incentivos, desde brindes, sistema de resgate de pontos, shopping online, milhares de vídeos para assistir e muito mais.

Para deixar a noite ainda mais recheada de emoções, Tecnosh, Axt, Hastad e Petar Neto juntaram-se a Pam, Lula do Pub, YeTz e Det para uma showmatch de PUBG. Depois disso foi a vez de League of Legends tomar o palco para uma partida de exibição que mostrou a CNB derrotar a IDM Gaming diante do público que acompanhou tudo da plateia.

Comments

comments

Continue Reading

Games

3 jogos “old games” brasileiros que você precisa conhecer!

Bruna Andrade

Published

on

3 jogos "old games" brasileiros que você precisa conhecer!

Que no Brasil não é facil desenvolver um jogo não é segredo para ninguem em nossa comunidade, não é mesmo? Porém estou escrevendo isso em 2018 onde muitas empresa já se voltaram para nosso país e conseguiram ver nele um mercado potencial.

Agora imagina para a galera que estava explorando esse desafio a 4 ou cinco anos atrás? Era um desafio e tanto não é mesmo? Por isso hoje te convido a conhecer comigo 3 “old games” desenvolvidos por brasileiros aqui em solo tupiniquim e prestigiar essa galera que colocou a cara a tapa para abrir portas ao novos profissionais que estão chegando.

Pesadelo (Skyjaz – 2013)

1- Pesadelo (2013)

O jogo no melhor estilo de terror criado pela produtora Skyjaz fez sucesso logo que saiu, ou melho fez sucesso desde antes disso em seu modo beta.

Nele você controla o personagem Alex que deve confrontar um passado esquecido. Durante o jogo, você possui apenas uma lanterna e joga na famosa cidade de São Paulo,dentro do metrô.

Mr Bree+

2- Mr Bree+ (2013)

Mr Bree+ é um jogo que  ganhou algumas premiações e que colocará você na pele do porquinho Mr Bree.

Ao ser aprisionado por javalis, ele decide fugir, mas se acidenta fazendo esquecer completamente de sua família, e a partir deste momento, sua missão é levar Mr Bree até em casa para e ajuda-lo a recuperar sua memória para resgatar sua família.

Dungeonland (Critical Studio – 2013)Dungeonland (2013)

Para quem gosta de jogos estilo hack ‘n’ slash, Dungeonland uma ótima pedida na certa!

Um jogo divertido para se jogar com os amigos e ver quem é o melhor dentro do parque temático.

Você ainda pode ser o DM (Dungeon Master) e tentar deixar as coisas ainda mais complicadas para os competidores.

Comments

comments

Continue Reading
%d blogueiros gostam disto: